Julho | 2013 • Boletim Mensal • 1ª edição

Caro leitor,

Esta é a primeira edição do Portal Informast, um jornal virtual que surgiu da ideia de divulgar o que acontece na instituição, reunindo notícias sobre eventos importantes que marcaram sua história e apresentando o que está por vir.

Neste primeiro exemplar, reservamos um espaço também para a programação do Museu, a divulgação de periódicos e artigos, consulta à base de dados do nosso acervo bibliográfico, o projeto “A Ciência que eu Faço”, clipping (inserções na mídia), além de dicas de sustentabilidade.

Por ser um jornal virtual, sua estrutura não é rígida, o que proporciona uma liberdade em sua construção. Por isso, a cada edição, surgirão novidades, tornando assim um portal dinâmico e mais próximo do que o MAST realmente representa para nossa sociedade.

Papers e Periódicos
Links

MCTI - Institucional

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

MCTI - Institutos

Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

IBRAM

Instituto Brasileiro de Museus

CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimeto Científico e Tecnológico

FAPERJ

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

VALE A PENA CONFERIR

MAST inaugura a Exposição “Faz Tempo”

No dia 17 de julho, quarta-feira, será inaugurada, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a exposição Faz Tempo. No evento de abertura, uma palestra, abordando questões relativas ao tempo, será apresentada no Auditório do Prédio Anexo do MAST. A exposição é patrocinada pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Secretaria de Estado da Cultura. Leia mais...

Centenário de Castro Faria é comemorado no MAST

Reconhecido pelo trabalho como antropólogo e professor, Castro Faria doou seu arquivo pessoal ao MAST em 2000. Leia mais...

Reabertura do "Espaço Espectroscopia" acontece em julho

Inaugurada em 1998, a exposição totalmente repaginada será reaberta em 17 de julho no Pavilhão da Luneta Equatorial de 32 cm. Leia mais...

MAST realiza atividades em estande na ExpoT&C 2013

“Ciência para o Novo Brasil” é o tema da 65ª Reunião Anual da SBPC que acontece em Recife. Leia mais...

Astrônomo do MAST representará o Brasil na 7ª IOAA

Eugênio Reis é um dos líderes do Brasil na 7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica que acontece de 27 de julho a 5 de agosto na Grécia. Leia mais...

MAST participa de outros importantes eventos em julho

Além de dois eventos nacionais, o Museu marca presença no Congresso Internacional de História da Ciência, Tecnologia e Medicina, na Inglaterra.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Marcus Granato | Pesquisador do MAST

Marcus Granato, pesquisador do MAST, é um dos coordenadores do projeto Thesaurus de acervos científicos em língua portuguesa que tem por objetivo desenvolver um thesaurus terminológico para acervos de objetos científicos que se constitua num instrumento de trabalho e de recuperação da informação, facilitando a comunicação entre os museus de ciência e técnica da esfera lusófona, sobretudo Portugal e Brasil.

O projeto se iniciou em 2006 e contou com apoio de agências financiadoras brasileira e portuguesa entre 2009 e 2011. O Thesaurus em sua primeira versão será lançado durante o 24º Congresso Internacional de História das Ciências, da Tecnologia e da Medicina, a se realizar em Manchester (Inglaterra), entre 22 e 28 de julho de 2013. O Thesaurus incluirá imagens ilustrativas dos instrumentos, bem como um glossário. Terá acesso gratuito e universal.

Trata-se de um projeto de investigação pioneiro que produzirá um instrumento de controle e normatização terminológica para todos os museus da esfera lusófona. O projeto, coordenado pelo Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (MAST), foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil.

No decorrer do projeto foram realizados diversos workshops no Brasil e em Portugal, no âmbito interno das equipes nacionais, e dois workshops bilaterais, sendo um em Lisboa e outro no Rio de Janeiro. A formação da rede de instituições em si mostrou-se tão importante quanto o próprio produto em desenvolvimento, propiciando a articulação de profissionais brasileiros e portugueses e resultando em outras atividades complementares e paralelas ao projeto.

O desenvolvimento deste projeto foi fundamental para reunir instituições que dificilmente poderiam ter seus acervos inventariados, registrados e pesquisados. A partir dos encontros e relações estabelecidos foram identificados acervos até então desconhecidos, propiciando inclusive uma revalorização geral das coleções. Em casos específicos, esses conjuntos passaram por um reconhecimento institucional, até então inexistente.

Para mais informações sobre o projeto, acesse http://chcul.fc.ul.pt/thesaurus/

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

Visita guiada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º, 2º, 3º e 4º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h às 20h
Todas as quartas - 17h30 às 20h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a química

4º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.

Destaque do mês

Heloisa Maria Bertol Domingues

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), especializou-se nos estudos da História da Ciência. Dentre as suas publicações destacam-se os artigos sobre história de instituições e expedições científicas de ciências naturais e a coordenação da edição do diário de campo do antropólogo Luis de Castro Faria.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

MAST NA MÍDIA

Observando as estrelas do Império

Site O Turista Aprendiz – 06/06/2013

Tardes com Ciência no MAST

Revista Cultura e Cidadania – 11/06/2013

Aconteceu no MAST

MAST inicia processo de virtualização de suas exposições

A primeira exposição a ser digitalizada é “A Química na história do Universo, da Terra e do Corpo”. Sua versão em português será lançada na ExpoT&C. Leia mais...

Museu de Astronomia promove “Tardes com Ciência”

O “Tardes com Ciência” aconteceu no dia 12 de junho no Auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
Leia mais...

Coral ON-MAST se apresenta no prédio sede do Museu de Astronomia

No dia dos namorados, o Coral ON-MAST se apresentou pela primeira vez em 2013.
Leia mais...

Dicas Sustentáveis

Economia de energia

A preservação do meio ambiente, mais que o assunto do momento, é uma realidade que atinge a todos os cidadãos, pois está intimamente ligada às atitudes individuais com relação ao uso correto dos recursos naturais disponíveis no planeta.

Pequenas ações diárias são capazes de promover grandes mudanças. Que tal começar pelo seu ambiente de trabalho? Se você for o chefe, além de contribuir com o ecossistema, estará diminuindo os custos de sua empresa; caso seja funcionário, sugerir alternativas sustentáveis para o local de trabalho demonstra que você é uma pessoa proativa, que se preocupa tanto com a empresa quanto com o meio ambiente.

Uma boa dica para contribuir com o uso correto dos recursos naturais e ainda economizar é verificar se o modo de energia econômica do seu computador está configurado, pois assim ele terá um menor consumo, mesmo estando ligando. Outra dica é deixá-lo no modo de espera ou desligar o monitor quando for a uma reunião ou almoçar. Ao sair da empresa, desligue-o completamente, assim como os demais aparelhos eletrônicos que você utiliza, como fax e impressoras.

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/dica-atitudes-sustentaveis-trabalho/

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vitor Dulfe

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista

Geisa Castro

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Henrique Rocha • Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br