Busca


  Notícias

14/03/17

MAST presta homenagem à Araci Gomes Lisboa

Sala de Consulta do Arquivo de História da Ciência recebe nome de arquivista que trabalhou no Museu durante 26 anos.



No dia 8 de março de 2017, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) prestou uma justa homenagem à Araci Gomes Lisboa, arquivista que durante 26 anos trabalhou na instituição. A Sala de Consulta do Arquivo de História da Ciência foi batizada com seu nome, uma maneira de eternizar na memória do Museu a contribuição de Araci. Lembrada com carinho pelos colegas de trabalho, ela faleceu em 2012.

“Araci era animada e estava sempre querendo ajudar. Sabia onde estava qualquer coisa. Todos tinham bastante admiração por ela, afinal, é muito bom trabalhar com alguém colaborativo, que chega junto”, comenta Lucia Alves, que trabalhou mais de 20 anos ao lado da arquivologista.

Araci chegou ao Museu em 1986, contratada como estagiária. E antes mesmo de concluir sua formação em Arquivologia, ela e seus colegas, também estagiários, criaram o Arquivo de História da Ciência do MAST.

Em 1988, ela já fazia parte do quadro de funcionários efetivos e, entre 1991 e 1995, foi chefe interina do Departamento de Informação e Documentação. Em 2006, tornou-se membro do Conselho Acadêmico do MAST e assumiu a chefia do setor de Arquivo de História da Ciência. “Ela sempre teve um espírito de união com a equipe. Faz muita falta aqui.”, conta Maria Celina Soares, arquivista da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST e amiga de Araci desde a época da faculdade.


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual