Busca


  Notícias

MAST participa da VI Semana Fluminense do Patrimônio

Evento acontece de 8 a 20 de novembro. Tema deste ano é 'Paisagem e cultura em movimento'.

Com objetivo de promover a valorização e ampliar o conhecimento da população sobre o patrimônio fluminense, será realizada, entre os dias 8 e 20 de novembro, a IV Semana Fluminense do Patrimônio 2016. Durante o evento, as atividades oferecidas terão como base o tema "Paisagem e cultura em movimento", que buscará discutir a paisagem e a cultura como processos em transformação permanente resultantes da ação humana. O público poderá participar de mesas-redondas, mostra de filmes, oficinas, intervenções culturais, apresentações e debates. Para consultar a programação completa, basta acessar: http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é uma das instituições organizadoras dessa ação.

Dando início a 6ª edição do evento, no dia 8 de novembro, acontece, no Centro Cultural Justiça Federal, a Cerimônia de Abertura da Semana Fluminense do Patrimônio. Durante o ato será realizado o lançamento da mostra cultural 'Olhares sobre o Patrimônio Fluminense - fotografia e poesia', e a apresentação dos músicos do Núcleo de Cultura Céu na Terra. O repertório irá exaltar a diversidade e a riqueza cultural fluminense e do seu patrimônio material e imaterial, contextualizando particularidades históricas, sociais, musicais, artísticas de diferentes grupos e manifestações presentes no estado do Rio de Janeiro.

Semana Fluminense do Patrimônio no MAST:

O MAST, uma das instituições organizadoras do evento, irá realizar, nos dias 9 e 10 de novembro, a Oficina Métodos Construtivos e Políticas de Preservação da Paisagem Construída. Os participantes serão convidados a discutir sobre assuntos relacionados à conservação e preservação de edificações com relevância científico-cultural, entendidas como patrimônio, com o foco nos métodos construtivos e na preservação da paisagem. A Oficina tem como objetivo valorizar e demonstrar a importância das políticas de conservação dos bens imóveis, tanto para a preservação das edificações quanto para utilização e reconhecimento afetivo do público-alvo do museu, procurando reforçar a necessidade da rotina de atos de conservação preventiva nos bens patrimoniais, permitindo agir menos de forma curativa, preservando a integridade do bem por mais tempo.

Já no dia 23 de novembro, das 13h30 às 16h30, o Museu irá oferecer o Módulo I da oficina 'A História do Papel'. O Módulo II abordará sobre a 'A Confecção de Papel Artesanal' e acontece dia 25, das 13h30 às 16h30. Através das duas etapas, os presentes irão conhecer a história do papel e poderão conhecer como se fabrica o papel artesanalmente. Serão oito vagas para os dois módulos.


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual