Busca


  Notícias

MAST realiza Encontro Anual da Sociedad Interamericana de Astronomia en la Cultura (SIAC)

convite

Ficha de Inscrição

Programação geral

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em parceria com a Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC), a Red de Centros de Investigación en Astronomía en la Cultura (RECIAC), o Programa Iberoamericano de Ciencia y Desarrollo (CYTED) e o Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, promove, de 12 a 16 de outubro, o Encontro Anual da SIAC.

O Encontro, que integra a programação dos 30 anos do MAST, divide-se em duas atividades que se complementam: as Jornadas Interamericanas de Astronomia Cultural e a Escuela Interamericana de Astronomia Cultural.

III Jornadas Interamericana de Astronomia Cultural
12 a 14 de outubro

As Jornadas, que se realizarão de 12 a 14 de outubro, destinam-se a pesquisadores e alunos de pós-graduação dedicados à Astronomia Cultural ou a áreas correlatas, e constituem um espaço acadêmico para compartilhar ideias e produtos resultantes de trabalhos que se realizam em toda América Latina. As Jornadas são também uma oportunidade para que os possam inteirar-se da situação atual da Astronomia Cultural (nas Américas e em outras regiões), como também das metodologias específicas utilizadas neste campo de investigação.

Além das instituições já mencionadas, esta edição do Encontro Anual da SIAC conta com o auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação compreende conferências, apresentação de resultados de pesquisas em arqueoastronomia, etnoastronomia e história da astronomia.

O prazo para envio dos resumos vai até o dia 30 de agosto.

O envio de inscrições, resumos e trabalhos, se fará exclusivamente por meio dos seguintes correios eletrônicos: lcborges@mast.br, priscila@mast.br e pfaulhaber@globo.com.

Clique aqui e saiba mais informações sobre as inscrições, envios de resumos e trabalhos.

IV Escuela Interamericana de Astronomia Cultural
14 a 16 de outubro

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Sociedad Interamericana de Astronomia en la Cultura (SIAC) e o Planetário da Cidade do Rio de Janeiro realizarão, de 14 a 16 de outubro de 2015, IV Escuela Interamericana de Astronomia Cultural “Teorias e práticas em Astronomia Cultural”, direcionada a professores das áreas de ciências humanas e ciências exatas, a alunos de graduação ou pós-graduação (História, Antropologia, Arqueologia, Astronomia, Museologia e Patrimônio e Memória Social), bem como a interessados, em geral, em pesquisa na área de Astronomia Cultural.

As atividades da IV Escuela acontecerão no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, somando uma carga horária de 14 horas/aula. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (21) 3514-5246 ou pelo e-mail chc@mast.br.

A Escuela tem como objetivos apresentar e discutir documentos, teorias e métodos relacionados ao registro, descrição e análise dos diversos sistemas astronômicos existentes nas Américas (embora, não exclusivamente), ou sobre os quais restaram vestígios arqueológicos; discutir, a partir de dados de pesquisa, a importância dos sistemas astronômicos, sua configuração e relações com o sistema cultural dos diferentes povos que os elaboraram, bem como discutir a sua importância para a História da Ciência, em geral, e para a Astronomia, em particular.

A quarta edição da Escuela é coordenada por Alejandro Martín López (Universidad de Buenos Aires), Priscila Faulhaber (MAST) e Luiz Carlos Borges (MAST) e conta com apoio da Red de Centros de Investigación en Astronomía en la Cultura (RECIAC) e do Programa Iberoamericano de Ciencia y Desarrollo (CYTED).

Veja aqui o cronograma de atividades da 4ª edição da Escuela Interamericana de Astronomia Cultural.

Comissão Organizadora do Encontro Anual da SIAC

Priscila Faulhaber (coordenadora-chefe)
Luiz C. Borges (sub-coordenador)
Rundsthen Neder (Observatório do Valongo, UFRJ)
Flavia Pedroza Lima (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro)
Marcio D’Olne Campos (Unicamp e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio/UNIRIO-MAST)
Cíntia Jalles (CHC/MAST)
Patricia Spinelli Figueiró (CED/MAST)

Para informações mais detalhadas sobre o evento, consulte a Circular Informativa (em português e em espanhol) ou entre em contato com:

- Dr. Priscila Faulhaber (priscila@mast.br) ou Dr. Luiz C. Borges (lcborges@mast.br)
- Coordenação de História da Ciência do MAST (chc@mast.br)

Ou envie correspondência para:

Museu de Astronomia e Ciências Afins
Coordenação de História da Ciência
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ), Brasil
CEP 20921-030


Matéria relacionada

Abertas as inscrições para as Jornadas Interamericanas e Escuela Interamericana de Astronomía Cultural


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual