Busca


  Notícias

31/01/17

MAST reinicia Ciclo de Palestras

A primeira palestra do ano será sobre O Universo Molecular.


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) abre o auditório no dia 4 de fevereiro para o primeiro Ciclo de Palestras de 2017. A atividade acontece às 16h e terá como tema "O Universo Molecular".

Neste sábado, o público será convidado a fazer uma viagem exploratória pelo espaço atrás de pequenas estruturas consideradas elementos importantes para o entendimento da origem do Universo. No início do século XX, estudiosos detectaram a primeira molécula fora da Terra. Essa descoberta abriu um novo campo científico: a Astroquímica - área da astronomia dedicada à pesquisa sobre a evolução química do Universo.

De acordo com o astrônomo e especialista em Astroquímica, Eduardo Monfardini, essas estruturas moleculares estão espalhadas pelo Cósmos.

"Para além das grandes estruturas que compõem o Universo, como planetas, estrelas, buracos negros e imensos aglomeradas de galáxias, objetos de tamanhos mais modestos também se fazem presentes. São as moléculas, podendo ser encontradas em praticamente todos os ambientes e objetos astronômicos." - explica.

Convidado do Ciclo de Palestras deste sábado, Eduardo conta como será a sua apresentação:

“Farei um breve resumo histórico desse fascinante campo do conhecimento, mostrando a importância das moléculas na evolução do Universo e a ampla variedade encontrada nos mais diversos ambientes astronômicos”.

A atividade acontece no auditório do prédio sede do Museu de Astronomia e é aberta para todos os públicos. A entrada é gratuita.

Sobre o Ciclo de Palestras:
Organizado pela Coordenação de Educação em Ciências (COEDU), o Ciclo de Palestras faz parte do quadro de atividades do Museu de Astronomia desde 2008 e acontece no primeiro sábado do mês. As palestras são realizadas no auditório do MAST e conta com a participação de especialistas convidados.


Ciclo de Palestras
Tema da palestra: O Universo Molecular
4 de fevereiro, às 16h
Palestrante: Eduardo Monfardini Penteado (Bacharel em Física, Mestrado e Doutorado em Astronomia com ênfase em Astroquímica)
Local: Auditório do Museu
Endereço: Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ. Capacidade: 35 pessoas
Classificação livre
Entrada gratuita


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual