Visitar o MAST é uma experiência inesquecível! Uma verdadeira viagem no espaço e no tempo, descobrindo nosso acervo que reúne um conjunto de arquivos e instrumentos de extrema importância para o estudo da Astronomia e da História da Ciência e da Tecnologia no Brasil. Além disso, nosso campus arborizado conta com prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, em 1987. É um local privilegiado para pensar e discutir sobre os mais diversos assuntos.
São muitas as oportunidades que podem ser exploradas em uma vinda ao MAST. Por meio da vivência, ele percorre os espaços do MAST e pode refletir sobre questões científicas, aguçar a curiosidade sobre o universo, a física e a biologia, entre outros. Nesse sentido, a interação do grupo escolares alunos e professores com o espaço museal é um momento singular para articular saberes. Para descobrir qual modalidade de visita agendada mais se adequa ao seu grupo, confira cada uma delas abaixo:
Realizada com agendamento prévio, é voltada para grupos escolares com no máximo 50 pessoas. Tem duração de cerca de 2h30 e podem ser realizadas de terça a sexta-feira.
Mais do que permitir que os professores trabalhem os temas que são desenvolvidos em sala de aula, a visita ao MAST permite que o aluno tenha uma outra experiência educativa. Todas as visitas mediadas contam com intérpretes de LIBRAS.
Para garantir uma verdadeira imersão das turmas que visitam o MAST, nas visitas mediadas o/a educador/a deve escolher entre duas “trilhas educativas”. São roteiros de percurso criados pelos pesquisadores do MAST em que as visitas têm um determinado fio condutor, com duração de cerca de 2h30.
A trilha “Onde vivemos” dispõe de um modelo do Sistema Solar em escala de tamanhos e distâncias proporcionais ao original que se encontra distribuído no campus do MAST/ON. A sala das estações do ano, que é focada em astronomia básica, também faz parte do roteiro, abordando temas como os ciclos das estações do ano, dos dias e das noites e das fases da Lua. O objetivo é apresentar assuntos referentes ao ambiente em que vivemos, as relações entre ciência, sociedade e tecnologia, as condições de vida no universo, sustentabilidade da vida no planeta, impactos socioambientais, a construção do conhecimento científico, entre outros.
A trilha “Por Onde Vamos”, utiliza os instrumentos de medição do tempo e do espaço para explorar a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil. Os instrumentos científicos que compõem a exposição contribuíram para o desenvolvimento, sobretudo da astronomia, da geografia, da cartografia e da navegação astronômica no país. O objetivo é abordar temas relacionados ao processo de construção da ciência, fatores políticos, culturais, econômicos e sociais que influenciam na produção da ciência, estabelecendo relações entre aspectos científicos, sociais e históricos, visões diversas de conhecimento, entre outros.
Para maiores informações, basta enviar um e-mail para agendamento@mast.br ou por telefone 21 3514-5243.
Realizada com agendamento prévio, é voltada para grupos escolares com no máximo 50 pessoas. Tem duração de cerca de 2h30 e podem ser realizadas de terça a sexta-feira.
As visitas não mediadas não têm a participação dos nossos educadores museais, sendo a organização a critério dos responsáveis. Podem ser agendadas para grupos escolares acompanhados de seus próprios docentes ou que contratam serviços de profissionais especializados, como guias de turismo escolar.
Para realizar o agendamento, basta enviar um e-mail para agendamento@mast.br contendo as seguintes informações:
- Horário da visita
- Nome da escola
- Telefone
- Quantidade de alunos
- Número de acompanhantes
- Endereço da Escola
- Se a escola é pública ou privada
- Se tem alguém com deficiência
Antes de programar uma visita escolar, recomendamos fortemente que o responsável participe do “Papo de Educador”. Destinado a professores e guias de turismo, o encontro é voltado a apresentar a proposta educativa do MAST. Durante cerca de duas horas o público percorre o campus para conhecer melhor o espaço e analisar possibilidades de conteúdos, abordagens e experiências que podem ser trabalhados com os estudantes.
As inscrições são gratuitas e serão oferecidas 25 vagas por encontro mensal e todos os participantes recebem declaração de presença.
Agendamento
O agendamento deve ser realizado por esse formulário.
Na ocasião, o responsável pelo grupo deve informar se deseja realizar a visita mediada ou não mediada, bem como a opção de trilha escolhida. Também deverá ser informado se há pessoas com deficiência no grupo e, em caso positivo, qual deficiência.
Ressaltamos que não há agendamento para as atividades do final de semana. Os horários disponíveis para as VEPs são de terça a sexta-feira. As VEPs mediadas são somente no turno matutino. As VEPs livres podem ocorrer pela manhã ou pela tarde.
Para garantir que o agendamento foi realizado, é necessário aguardar o e-mail de confirmação. Em caso de desistência, o cancelamento deve ser feito o mais rápido possível para agendamento@mast.br.
Para facilitar o planejamento e a organização dos visitantes, grupos de mais de 15 pessoas também devem agendar sua vinda ao MAST clicando aqui