Visitas agendadas

Visitar o MAST é uma verdadeira experiência! O público pode enriquecer o conhecimento por meio de uma viagem no espaço e tempo, descobrindo nosso rico acervo que reúne um conjunto de arquivos e instrumentos de extrema importância para o estudo da astronomia e da história da ciência e da tecnologia no Brasil.
Para uma proposta mais ampla de relação entre museu e escola, realizamos a Visita Escolar Programada para que estudantes de escolas públicas e particulares visitem o MAST. Também recebemos crianças e adolescentes, de instituições culturais e sociais.

É possível organizamos visitas voltadas aos interesses e características específicas de cada grupo de visitante, com visitas mediadas às exposições, reserva técnica aberta, campus, biblioteca e apresentação da nossa proposta pedagógica. Para mais informações, entre em contato através do e-mail agendamento@mast.br ou pelo telefone (21) 3514-5243.


Visita Escolar Programada

Visita Escolar Programada (VEP) é um programa voltado para grupos escolares que visitam o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) de terça a sexta-feira. Os grupos devem ter, no máximo, 50 pessoas. O agendamento destes grupos pode ser feito para visitas mediadas ou visitas livres.

Visitas mediadas
  • Contam com a presença de um mediador/a do MAST.
  • Duração de cerca de 2h30m.
  • Dependendo do número de alunos a turma pode ser dividida em dois grupos. Em um primeiro momento um grupo é mediado e o outro fica livre para explorar o museu, depois, o grupo que ficou livre passa a ser mediado e o mediado fica livre.
  • Não podem ser agendadas para grupos que contratam serviços de profissionais especializados, como guias de turismo escolar.
Visitas livres
  • Os mediadores do MAST não participam das visitas livres.
  • A organização das visitas fica a critério dos responsáveis pelo grupo no período agendado.
  • Podem ser agendadas para grupos que contratam serviços de profissionais especializados, como guias de turismo escolar.

Agendamento

  • Pelo telefone (21) 3514-5243 com Núcleo de Público ou pelo e-mail agendamento@mast.br.
  • Durante o agendamento, o responsável pelo grupo deverá informar se deseja a visita mediada ou livre. Neste momento, em caso de visita mediada, deverá ser informada a opção de trilha escolhida: “Onde Vivemos?” ou “Por onde vamos?”. Será enviado um e-mail de confirmação do agendamento. Somente essa confirmação garante o agendamento.
  • Em caso de desistência, o cancelamento deve ser feito por e-mail agendamento@mast.br o mais rápido possível.

Horários

terça a sexta-feira Manhã Tarde
Visita mediada 9h30 14h
Visita livre (sem mediação) 10h 14h30

Não há agendamento para visitas aos finais de semana.


Informações Úteis

Acesso ao Campus MAST

O acesso se dá pela Rua General Bruce, 586. O responsável deve se apresentar ao vigilante que encaminhará o grupo para a escadaria.. Caso algum visitante tenha ou esteja com dificuldades de locomoção, solicitar ao vigilante para subir pelo elevador.
Recomendamos que os ônibus escolares sigam pela rua General Argolo para acessar a rua General Bruce, evitando assim a rua Esberard.
No momento o MAST não oferece estacionamento para ônibus
.

Alimentação

No momento o museu não disponibiliza lanchonete no local, mas há um espaço coberto, com mesas e cadeiras, que pode ser aproveitado para refeições trazidas pelos grupos. Ao realizá-las, atente-se para o lixo gerado, que deve ser recolhido e dispensado nas lixeiras. Não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas no interior do museu.

Material de apoio

Para adiquirir o Material de apoio para aprofundamento sobre as temáticas abordadas no MAST e sugestões de atividades para antes e depois da visita ao museu, solicite no e-mail: atendimento@mast.br.

Sugestões para uma visita mais proveitosa
  • Informe seus alunos sobre as regras a serem respeitadas no museu, como não usar flash ou ingerir alimentos e bebidas nas exposições.
  • A realização de atividades antes da visita ao museu favorece o envolvimento dos alunos ao longo da mesma. Se possível, realize com a turma atividades que estimulem a curiosidade e provoquem questionamentos sobre a temática das exposições. Consulte as nossas sugestões de atividades no material de apoio.
  • Não recomendamos a realização de testes ou provas sobre a visita. Isto pode deixar os alunos tensos e preocupados com a avaliação, não lhes permitindo desfrutar amplamente da experiência oferecida no espaço de educação não formal.
  • É importante sua permanência junto ao grupo independentemente da presença dos mediadores do MAST. Estimule a participação dos seus alunos, seja na formulação de perguntas ou na exploração dos espaços expositivos.
  • Gostaria de conversar a respeito de sua visita? Participe dos nossos encontros, conheça a proposta das trilhas educativas e fique por dentro das nossas exposições