LinksLinks2

Ciclo de Palestras Mirim: Garotada Inovadora

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) traz para edição do Ciclo de Palestras Mirim deste sábado (31) o tema “Garotada Inovadora“, para mostrar ao público iniciativas criativas de jovens alunos do ensino fundamental e médio que foram destaques na XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI). Os estudantes do CEFET Rio, do CEFET Angra dos Reis e do Instituto de Educação Prof. Joel Monserrat (Três Rios) vão apresentar seus projetos de tecnologia que foram desenvolvidos de maneira criativa. Os participantes vão conhecer interessantes projetos, a exemplo da Impressora 3D Hypercube, Eletrovitae: Vida eletrônica, e da Holografia na educação de portadores de transtornos do espectro autista.

E para falar mais sobre inovação, tecnologia e claro, astronomia,  duas jovens e talentosas convidadas mostrarão sua experiência em diferentes campos do saber. Uma delas é Carolyne de Oliveira, mestranda em Astronomia do Observatório do Valongo (UFRJ), que vai falar sobre Big Data Science. Esta jovem de 27 anos é uma promissora astrônoma que conquistou uma bolsa da CAPES e fez um curso de aprimoramento do mestrado no NASA’s Goddard Space Flight Center (Centro de Voos Espaciais Goddard, em tradução livre), em Greenbelt, Maryland, nos Estados Unidos, entre os meses de janeiro e abril deste ano. Aliás, Carolyne de Oliveira é homenageada em uma das instalações da exposição Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar. A outra palestrante é Keila Zaché, doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ), abordando os aspectos da Paisagem Sonora: O estudo dos sons do meio ambiente.

O Ciclo de Palestras Mirim começa a partir das 15h no Auditório do Prédio Anexo do MAST e terá transmissão ao vivo pela página do Museu no Facebook. O evento é gratuito.

Sobre as palestrantes:

Carolyne de Oliveira

Cursando Mestrado em Astrofísica Extragaláctica no Observatório do Valongo/UFRJ. Formada em Astronomia no Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Astrofísica Extragaláctica, com ênfase em análise de ambiente, metalicidade em galáxias starbursts em baixo redshift.

Keila Zaché Bióloga pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutoranda do programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência nas áreas de bioacústica e comportamento animal. Tem interesse em estudos de paisagem acústica, evolução da comunicação animal e ecologia comportamental.