Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar

Exposição exibe trabalhos criados pelos formandos do Departamento de Artes & Design da PUC

A próspera parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), iniciada em 2018 com a bem-sucedida exposição Experiências Virtuais em Realidades Digitais, rendeu frutos. Os jovens designers do Departamento de Artes & Design exibem uma nova exposição no MAST: Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, em homenagem aos 50 anos em que o Programa Apollo levou o homem até o satélite da Terra.

A mostra retrata a visão dos alunos acerca da chegada da humanidade à Lua e os impactos resultantes desta conquista, apresentando trabalhos nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. Há animações, aparatos interativos, projeções, peças futurísticas de moda, tudo trazendo de forma criativa e inovadora a história dos 50 anos desde que o homem pisou pela primeira vez na Lua.

Os trabalhos variados contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro. “Lua Nova é uma exposição que nos leva não apenas a observar o satélite com novos olhares, mas também a pensar na Terra como nossa origem”, afirma Marcelo Pereira, Coordenador Adjunto de Tecnologia Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.

Na tarde de inauguração da mostra Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, no dia 20 de julho de 2019, também houve um desfile, apresentando as criações dos futuros designers de moda da PUC. Neste conjunto estão Ultraselene (coleção de adornos inspirada  em outras luas do sistema solar, que transgride o conceito de acessório), Represente! (uma releitura do tradicional traje de astronauta, com inspiração em personalidades como Elza Soares, Malala Yousafzai e Marielle Franco), Mulheres que Aproximam o Ser Humano da Lua (coleção que expressa a figura feminina como protagonista na área de observação, admiração e estudo científico) e There’s a Starwoman Waiting in The Sky (coleção conceitual inspirada nas mulheres que contribuíram para a corrida espacial, inspirada na estética alienígena de David Bowie).


Entrada Gratuita
A partir de julho de 2019


Downloads

Release