MAST em Casa

Ao longo do período de recolhimento para evitar a propagação do coronavírus, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) criou o projeto MAST em Casa. A iniciativa foi desenvolvida pensando em levar conhecimento ao público com criatividade e, também, respeitando o nível de entendimento de acordo com a idade do nosso público alvo.

Sempre buscando popularizar a ciência com uma linguagem acessível, o MAST produziu uma série de conteúdos para se manter próximo aos seus visitantes. Por meio de atividades criativas como a criação de brinquedos de papel (paper toys), vídeos ensinando brincadeiras que utilizam princípios e estudos científicos, lives e apresentações ao vivo nas redes sociais, o MAST transferiu um pouco de suas ações para dentro do seu lar durante o período de isolamento social.

Transmissão ao vivo: Noite Internacional da Observação da Lua
Apresentação: Claudia Matos – MAST, Flávia Requeijo – MAST e Diego Madeira – MAST

Divulgação e Pesquisa Científica Na Biblioteca Henrique Morize
Apresentação: Magna Farias – MAST e Samantha Pontes – MAST

Discussão sobre o Projeto de Digitação do Acervo Arquivístico do MAST
Apresentação: Everaldo Pereira Frade – MAST e José Benito Abellas – MAST

Patrimônio Cultural de Ciência & Tecnologia em tempos de pandemia
Apresentação: Marcus Granato – MAST e Emanuela Ribeiro – UFPE

MAST em Transformação – Bate papo sobre as ações do MAST em tempos de pandemia
Apresentação: Carlos Henrique Braz – MAST
Convidado: Vinícius Leal – MAST

Os desafios colocados às Instituições Culturais na Contemporaneidade… e na Era Pós-Covid 19
Ministrada por António Ponte – DRCN

Assistir

O jornalista Iberê Thenório – um dos idealizadores do canal e autor do “Livro – Manual do Mundo: 50 experimentos para fazer em Casa”, falará sobre a divulgação da ciência, além de sua proposta, objetivos e dificuldades de popularizar a ciência entre os jovens. 

Assistir

O responsável pelo arquivo de história da ciência do MAST, José Benito Abellás, e o tecnologista da Coordenação de Documentação e Arquivo, Everaldo Pereira Frade, apresentam os princípios e protocolos que a Setor de Arquivo de História da Ciência do MAST utiliza a fim de organizar documentos acumulados, geralmente, sem qualquer ordenamento lógico.

Assitir

A primeira edição inteiramente on-line do MAST Colloquia, ciclo de palestras que, desde 1996, aborda assuntos ligados ao estudo da história das ciências e das tecnologias no Brasil e à preservação de acervos documentais e instrumentais de importância histórica.

Museus, Exposições Digitais & Informação
Com palestras de Monique Magaldi, Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e professora do curso de Museologia (UnB) e Rita de Cassia Maia da Silva, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea e Professora do Departamento de Museologia da (UFBA), o encontro trará uma reflexão sobre como a Museologia tem compreendido essa nova cultura e sociedade digitais e os desafios à prática profissional, para além do contexto da pandemia. O debate conta com a mediação de Cristal Azevedo, bolsista PCI da Coordenação de Museologia do MAST.

Repositórios Digitais: a experiência do Museu do Índio
Debate sobre o patrimônio e gestão de coleções online do Museu do Índio, abordando a automação e sistema de dados para a preservação dos acervos.

Museus, Acervos e Ambiente Digital
“Tecnologias da informação para os museus e universidades nos tempos de pandemia” com a participação da Professora Silvana Vidotti, Especialista em Ciência da Computação e Doutora em Educação – área de concentração Educação Brasileira – pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP). Com mediação de Luciana Souza, pesquisadora e bolsista PCI da Coordenação de Museologia do MAST.

Desafios da formação em Museologia e patrimônio sob o impacto da pandemia
Mediação de Márcio Rangel, da Coordenação de Museologia do MAST, com a participação de Maria Cristina Bruno, coordenadora do PPGMus – USP, e Helena Uzeda, coordenadora do PPGPMus – UNIRIO/MAST.

Neste projeto crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 15 anos, nos abraçam com suas pinturas, desenhos e mensagens de solidariedade, amizade e esperança em meio à pandemia.

Visite a página da exposição

O céu que nos conecta: conhecendo algumas das autoras/es da exposição
O céu que nos conecta: conhecendo algumas das autoras/es da exposição – terá a participação das crianças e adolescentes autoras/es dos trabalhos expostos na mostra virtual (acompanhadas de suas responsáveis)

O astrofísico Vladimir Jearim Peña Suárez, bolsista pesquisador do MAST, recebe e o físico Willian Abreu, doutorando em Engenharia Nuclear (COPPE-UFRJ), para um bate-papo sobre tudo o que há de factível nessa série, apresentando e esclarecendo pontos cruciais para a compreensão, desde o funcionamento de uma usina nuclear à existência de buracos de minhoca.

Assitir

Um bate-papo sobre o livro Viagem ao Centro da Terra (1864), do escritor francês Júlio Verne.

Assitir

Os dedoches do MAST entram em ação para descontrair as crianças com personagens do Sistema Solar, oferecendo aos pais mais uma opção de lazer com os filhos.

Sistema solar

MAST 35 anos

Apollo 11

O eclipse

No debate com a participação da Profa. Dra Kelly Castelo Branco, Mestre e Doutora em Memória Social (PPGMS/UNIRIO), e mediação do Prof. Dr. Fabiano Cataldo, Mestre em Memória Social (PPACT/UNIRIO) e Doutor em História (UERJ), Serão abordadas as relações entre os conceitos memória, coleção e patrimônio. O bate-papo também destaca a Teoria da coleção em três esferas: prática, poética e política.

Preservação em Foco: Narrar com objetos

Bate-papo com o historiador José Benito Yárritu, responsável pelo arquivo da História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins. O tema será “Arquivos como fonte para a História: Acervos pessoais de cientistas brasileiras no MAST”.

Assistir

Bate papo com Vladimir Suárez, Verónica Tacuri e Leon Lima.

Assistir

Bate-papo com museóloga Luciana Cruz e Souza sobre o tema “Patrimônio cultura num giro decolonial: colonialidade e preservação do patrimônio no Brasil”. A apresentação terá como objetivo discutir relações de colonialidade que aparentemente se fazem presentes na institucionalização da preservação de bens culturais no Brasil, o que nos leva a refletir, à luz de debates decoloniais, sobre dinâmicas de arenas políticas que decidem a respeito da memória e do patrimônio na Modernidade.

Assistir

Bate-papo com o astrofísico Vladimir Suarez – pesquisador do MAST. o tema será “Buracos Negros – um ano do primeiro registro”.

Assistir

Bate-papo ao vivo com Marcio Ferreira Rangel – museólogo e pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Assistir

Continuação do bate papo com o professor João Canalle coordenador da OBA e da MOBFOG

Assistir

Reveja o bate-papo com o Professor João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assistir

Bate papo com Viviane Japiassú responsável pelo projeto @meninasemulheresnarrd

Assistir

Experiência de professores em tempo de pandemia.

Assistir

Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece programação especial, via internet, com conteúdos que ampliam acesso à cultura e à ciência.

Marcas que contam histórias: a reconstrução da Biblioteca da ABCiências por meio de seus exemplares
Apresentação: Magna Loures Farias – bibliotecária bolsista PCI do MAST/COMUS
Título: Marcas que contam histórias: a reconstrução da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências por meio de seus exemplares.
Resumo: Trata-se de uma breve apresentação da reconstrução da trajetória histórica da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências, a partir da análise dos livros que formam a coleção, enquanto objetos portadores de histórias e significados para além do texto. Este estudo é parte do Plano de Trabalho “Coleção da Academia Brasileira de Ciências (ABC): pesquisa e caracterização do perfil histórico da biblioteca por meio de seu acervo bibliográfico”, desenvolvido no Museu de Astronomia e Ciências Afins, a partir de uma bolsa de pesquisa do Programa de Capacitação Institucional – CNPq/MAST.

Debate “Museu e Internet”
O encontro debate a exclusão digital que carrega consigo um distanciamento do público em relação aos museus. Essa live vai trazer reflexões sobre os museus de ciências e abordar com é o acesso a tecnologia no Brasil e no Canadá. Participantes: mediadora Alanna Dahan (Museu de Astronomia), Gabriela Assis (HCTE/UFRJ), Glaucia Thersio e Laila Pedrosa (COC/Fiocruz).

Projeto Luso-brasileiro: O papel da internet no processo
“Projeto Luso-Brasileiro, do levantamento de instituições portuguesas à busca de museus universitários brasileiros: O papel da internet no processo” com o historiados Victor Abalada, bolsista PCI do Museu de Astronomia. Apresentação do projeto Patrimônio Cultural Luso-Brasileiro de Ciência e Tecnologia: pesquisa, análise e acessibilidade. Iniciativa mostra a pesquisar sobre o patrimônio cultural de ciência e tecnologia (PCC&T) estabelecendo análises comparativas entre a realidade observada em Portugal e no Brasil.

Publicações & Aplicativos Digitais do MAST
Apresentação sobre publicações e aplicativos digitais do Museu de Astronomia e Ciências Afins para tempos de quarentena e outros pela arquivista e historiadora da arte Márcia Cristina Alves.

Registro de objetos científicos no Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia
O Registro de objetos científicos no Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Universidade federal de Juiz de Fora e outras histórias.Apresentação sobre algumas reflexões, tendo como ponto de partida o convênio firmado entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), com o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT/UFJF), relacionada ao registro de acervos de objetos históricos de Ciência e tecnologia do MDCT e a sua adaptação à metodologia de registro de acervos científicos desenvolvida pelo MAST.
Paulo de Melo Noronha Filho – Tecnologista Sênior.

Entre os dias 18 e 22 de maio, a partir das 15h, especialistas debatem o tema e aproximar o público dos estudos, pesquisas e até mesmo apresentar como os buracos negros são retratados na cultura pop. A iniciativa busca retratar um dos tópicos da ciência que gera maior interesse do público de maneira interativa, por meio do canal do MAST no Youtube.

Redemoinhos e máquinas fantásticas: Os buracos negros na cultura pop
Palestra “Redemoinhos e máquinas fantásticas: Os buracos negros na cultura pop” com Naelton Mendes de Araújo (Fundação Planetário do Rio) e mediação de Vladimir Jearim (Museu de Astronomia).

Colapsos e densidades nucleares infinitas
Palestra “Colapsos e densidades nucleares infinitas: Os buracos negros gerados pela evolução estelar” com Tatiane Correa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ) e mediação de Vladimir Jearim (Museu de Astronomia).

Viagem ao centro das galáxias: buracos negros supermassivos
Palestra “Viagem ao centro das galáxias: buracos negros supermassivos” com Isadora Bicalho (LINeA – O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia. – ON) e mediação de Vladimir Jearim (Museu de Astronomia/MAST).

Relatividade Geral para leigos e a física dos buracos negros
Palestra “Relatividade Geral para Leigos e a Física dos buracos negros” com Gustavo Pinheiro (IFRJ) e mediação de Vladimir Jearim (Museu de Astronomia).

O Universo no papel e no computador: Simulações de buracos negros
Palestra “O Universo no papel e no computador: Simulações de buracos negros e de matéria escura” com Carlos Bengaly (Université de Genève ) e mediação de Vladimir Jearim (Museu de Astronomia).

A importância da primeira imagem de um buraco negro
Palestra “A importância da primeira imagem de um buraco negro” com a astrofísica Lia Medeiros (Institute for Advanced Study – National Science Foundation) e mediação de Vladimir Jearim (Museu de Astronomia e Ciências Afins).