Exposição O Eclipse

O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS

Para celebrar os 100 anos do fenômeno que confirmou a verdade da nova teoria do Universo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em parceria com o Observatório Nacional (ON), inaugurou a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS. A mostra conta a história da expedição científica que comprovou da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, trazendo detalhes sobre como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar nas cidades de Sobral (Ceará) e na Ilha do Príncipe (África).

A mostra exibe imagens e instrumentos utilizados para a realização da experiência. Para isso, um andar inteiro do MAST abriga os ambientes da exposição. O visitante pode fazer uma imersão na história do eclipse por meio de um conteúdo interativo, se deparando com a projeção de imagens e animações. O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS mistura história e tecnologia, com instalações detalhadamente pensadas para que o público viva experiências sensoriais surpreendentes, incluindo a simulação do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral. É uma oportunidade de viver a história!

As experiências propostas na exposição permitem ao público conhecer detalhes da proeza científica que foi fundamental para comprovar a deflexão da luz pela gravidade, transformando Einstein em celebridade mundial e abrindo novos horizontes para o conhecimento científico.
 Para saber mais sobre a história do Eclipse de Sobral, acesse:  www.mast.br/sobral.

A concepção da mostra é de Marcello Dantas, renomado curador, diretor artístico e documentarista. Responsável por inovar o conceito de museologia no Brasil, Marcello traz ao MAST doses sem precedentes de tecnologia, interatividade e recursos multimídia para oferecer aos visitantes uma experiência de imersão total.

Entrada Gratuita
De 29 de maio de 2019 a 28 de abril de 2020


Downloads

Release