Sobre o Museu

Uma visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Criado no Rio de Janeiro, em 8 de março  de 1985, o MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos e divulgação da atividade científica brasileira.

O MAST está situado no Morro de São Januário,  Bairro Imperial de São Cristóvão, em um campus de aproximadamente 44 mil m2, que abriga um patrimônio arquitetônico formado por 16 edificações da década de 1920. Além do prédio sede do Museu, o conjunto é composto pelos pavilhões de observação astronômica, com suas cúpulas de cobertura pré-fabricadas em ferro adquiridas da Alemanha, Inglaterra e França, juntamente com os seus instrumentos científicos, que testemunham as inovações daquele tempo. Esse conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, em 1987.

O MAST guarda o importante acervo do Observatório Nacional, coleção que reúne instrumentos científicos, máquinas, equipamentos, mobiliário e esculturas, totalizando mais de dois mil objetos representativos do Patrimônio Cientifico do Brasil.  Além da reserva técnica, o MAST apresenta regularmente ao público exposições e atividades planejadas,  entre oficinas, palestras, visitas orientadas e as tradicionais observações do sol e do céu.

Biblioteca

Biblioteca Henrique Morize

Instalada em um prédio de três pavimentos, com área total de 1.200 m², a Biblioteca Henrique Morize é especializada em história da ciência, astronomia, educação, divulgação científica, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. Este acervo, formado por mais de 27 mil títulos, está aberto ao público, que tem à sua disposição espaços multimídia.

 

Para informações sobre as atividades de pesquisa científica, cursos e pós-graduação, acesse o nosso Portal.