Busca


  Projeto

Linha 2

Educação não formal e formação de professores
Coordenadora: Sibele Cazelli (MAST)


Resumo

O objetivo do projeto é fazer com que os professores responsáveis por disciplinas da licenciatura incorporem os museus de ciência como elemento constitutivo da formação pedagógica dos futuros professores. O projeto investiga ainda as atividades educacionais realizadas pelo museu com as escolas, bem como as atividades promotoras de motivação e valorização do estudo de ciência.

A função educativa, que há muito transpôs os muros da escola, vem sendo desenvolvida por múltiplos e heterogêneos canais, dentre os quais se encontra o museu, espaço privilegiado dentro do campo da educação não formal. Um dos desafios dos museus, diferente da escola, é o de se atualizarem com o intuito de acompanhar o atual contexto, no qual a sociedade busca aperfeiçoar sua cultura por meio de formas mais amplas de conhecimento que permitem o envolvimento com os vários campos das ideias em diferentes níveis.

O MAST, no âmbito da relação entre a educação não formal e a formação de professores, tem tradição de pesquisas que buscam caracterizar as especificidades das práticas educativas não formais e que têm os museus como espaço de concepção e desenvolvimento dessas práticas. As pesquisas são pautadas pela necessidade de compreender as semelhanças e as diferenças das ações educativas não formais em comparação com outras ações inseridas no universo educativo, composto pela educação formal, não formal e informal.

Conhecendo mais a intencionalidade dos museus, as dimensões de sua pedagogia e o estabelecimento de uma relação museu-escola que vá além do aspecto educativo, existe a possibilidade de que as licenciaturas e os cursos de pedagogia sejam celeiros para a formação de um futuro profissional de educação em museus. Além disso, acredita-se que essa discussão acerca da educação não formal seja capaz de promover a formação de professores diferenciados no uso dos museus, ampliando e aperfeiçoando o capital cultural dos jovens.

Este projeto tem rendido publicações, notadamente na área de educação, destacando-se temáticas associadas: 1) à avaliação formal na educação não formal (elaboração de instrumentos de medição e desenvolvimento de metodologia estatística de análise); 2) à articulação entre universidade, escola e museu: tessituras para a formação de professores; e 3) à relação museu-escola: o MAST e os professores (Encontro para assessoria ao professor, parte integrante da atividade Visita Escolar Programada).

Além disso, este projeto foi determinante para a consolidação da parceria com o Departamento de Educação da PUC-Rio. Dessa cooperação, resultou o projeto de pesquisa, “Juventude e mídia: contextos escolares e sociais” (apoio financeiro, FAPERJ/2009-2011), desenvolvido em regime de parceria entre grupos, de forma intra e interinstitucional, congregando: no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, o LAEd – Laboratório de Avaliação da Educação e o GRUPEM – Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia; e, em sistema de cooperação interinstitucional em parceria com o GECENF – Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais, no âmbito da Coordenação de Educação em Ciências do MAST.

O segundo projeto de pesquisa resultante dessa cooperação, “Mais tempo ao tempo: o estudo de conceitos temporais em diferentes áreas de conhecimento do ensino fundamental” (apoio financeiro, FAPERJ/2010-2012), desenvolvido em regime de parceria interinstitucional, congregando, no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, o GRUDHE – Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação, e no âmbito da Coordenação de Educação em Ciências do MAST o GECENF – Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais.

O terceiro projeto de pesquisa também dessa cooperação, “O Tempo no Ensino Fundamental do Rio de Janeiro: o que as crianças sabem?” (Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ/2011-2014), desenvolvido em regime de parceria interinstitucional, congregando: no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, o GRUDHE – Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação; e no âmbito da Coordenação de Educação em Ciências do MAST, o GECENF – Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais.

Esses subprojetos têm sido temas de trabalho para bolsistas PIBIC e PCI em atividade no MAST e têm servido de subsídio para as práticas educacionais na Instituição.

Projeto online


Equipe

Sibele Cazelli (coordenadora); Patrícia Figueiró Spinelli (MAST); Amannda Amorim (MAST); Isabel Aparecida Mendes Henze (Bolsista PCI); Aline Miranda e Souza (Bolsista PCI); Ana Paula Germano (Bolsista PCI)

  Menu

Linhas de pesquisa:

Linha 1

Divulgação da ciência, educação e avaliação

Linha 2

Cultura científica, comunicação e cognição

Projetos:

Linha 1

Estratégias de divulgação em museus de
ciência
Museu e público
Um olhar para o ensino de astronomia
no Brasil

Linha 2

Cultura científica e linguagem
O tempo em exibição: instrumentos
e aparatos interativos como estratégias
de divulgação científica
Construindo estratégias de mediação
em uma exposição sobre o Tempo
Educação não formal e formação de
professores

Laboratório

LIRE

Grupos de Pesquisa

Equipe

Pesquisadores
Colaboradores

Contato

Coordenador: Eugênio Reis Neto
Contato: Yashmin Campos
Telefone: 55 21 3514-5236
Fax: 55 21 3514-5234
E-mail: eugenioneto@mast.br