Busca


  Projeto

Linha 1

Estratégias de divulgação científica em museus de ciência
Coordenador: Eugênio Reis (MAST)


Resumo

Os objetivos do projeto são o desenvolvimento e a avaliação de novas estratégias de divulgação da ciência a partir do uso de processos de transposição didática e museográfica do conhecimento científico e de objetos de ciência e tecnologia, utilizando aparatos construídos, atividades educacionais, exposições e a internet. Este desenvolvimento se apóia em pesquisa sobre a interatividade com instrumentos científicos prevista pela teoria de modelos e modelagem, e visa criar mecanismos de inclusão social por meio de museus de ciência.

O objetivo de criar novas estratégias de comunicação da ciência tem sido desenvolvido a partir de uma estreita relação entre a pesquisa e as ações de divulgação e popularização da ciência. A importância de um projeto de pesquisa nessa área reside na necessidade dos museus e centros de ciência serem capazes de competir com o universo de opções na área de lazer e entretenimento que estão disponíveis para a parcela da sociedade que tem acesso aos bens de consumo culturais e, ao mesmo tempo, atrair novos segmentos da população que, em função da falta de condições de acesso e ou baixo capital cultural, não frequentam esses espaços.

As pesquisas realizadas no âmbito do projeto sugerem que a ampliação do público dos museus de C&T deve implicar alguns questionamentos, pelo menos nas instituições interessadas em promover experiências significativas para esse novo público, como por exemplo, “estariam essas instituições preparadas e dispostas a empreender mudanças para receber essa nova audiência”?

Certamente há aqueles que defendem o caráter universal das experiências proporcionadas por esses museus. No entanto, a diferença entre os níveis de escolaridade do público de visitação espontânea e o de visitação estimulada sugere que as atividades educacionais e as exposições devem buscar estratégias para contemplar as especificidades dessa “nova” parcela da população. Se, por um lado, faz-se necessária a adoção de projetos que tragam essa audiência para os museus, por outro lado, a realização de pesquisas para avaliar a percepção e os significados atribuídos pelo público à visita são fundamentais para promover adaptações e reformulações nas instituições museológicas.

Outras atividades realizadas no âmbito deste projeto têm como foco os estudos sobre: contexto de criação de aparatos em museus de C&T; mediação e seu papel na interação com os visitantes; utilização de novas mídias na comunicação do conhecimento científico nos museus de C&T e inclusão social em museus de C&T.

Destacam-se quatro projetos aprovados em editais de popularização da ciência junto a FAPERJ e CNPq que ajudaram a ampliar o leque de experiências efetivamente realizadas e que, por muitas vezes, serviram de contextos de análise para as investigações e coleta de dados para as pesquisas.


Equipe

Eugênio Reis (coordenador); Ronaldo de Almeida (MAST); Maria Esther Alvarez Valente (MAST); Igor Fernandes Rodrigues (Bolsista PCI); Sandro Linhares de Oliveira Gomes (Bolsista PCI); Gastão Galvão de Carvalho Souza (Bolsista PCI); Thiago da Silva Ribeiro Pereira (MAST); Antonia Aila Alencar de Oliveira (Bolsista PIBIC)


Financiamento

FAPERJ; CNPq

  Menu

Linhas de pesquisa:

Linha 1

Divulgação da ciência, educação e avaliação

Linha 2

Cultura científica, comunicação e cognição

Projetos:

Linha 1

Estratégias de divulgação em museus de
ciência
Museu e público
Um olhar para o ensino de astronomia
no Brasil

Linha 2

Cultura científica e linguagem
O tempo em exibição: instrumentos
e aparatos interativos como estratégias
de divulgação científica
Construindo estratégias de mediação
em uma exposição sobre o Tempo
Educação não formal e formação de
professores

Laboratório

LIRE

Grupos de Pesquisa

Equipe

Pesquisadores
Colaboradores

Contato

Coordenador: Eugênio Reis Neto
Contato: Yashmin Campos
Telefone: 55 21 3514-5236
Fax: 55 21 3514-5234
E-mail: eugenioneto@mast.br