Busca


  Projeto

História comparada da ciência: Brasil e Peru
Coordenadora: Marta de Almeida


Resumo

O projeto analisa a produção científica do continente latino-americano e as relações de cooperação e intercâmbio, na perspectiva da história comparada e, particularmente, sobre o Brasil e o Peru. Será analisada a institucionalização das ciências no início do século XX, em especial em suas cidades capitais, Rio de Janeiro e Lima, e a interação no cenário urbano. Será priorizada a análise dos eventos científicos sediados nesses espaços, tais como congressos e exposições científicas. O projeto busca averiguar o impacto e a repercussão de eventos científicos nas sociedades brasileira e peruana, tanto no meio científico quanto em outras esferas sociais; identificar elementos que possam caracterizar a especificidade local das exposições e congressos realizados nessas cidades; analisar a bibliografia existente sobre alguns ícones da ciência nacional do Brasil e Peru; e averiguar a construção de mitos nacionais nesses eventos. Ao mesmo tempo, serão enfatizadas as relações de cooperação cientifica entre os dois países, através de acordos firmados em congressos técnico-científicos, de publicações em parceria, ou de comissões mistas para assuntos estratégicos de fronteiras ou saneamento.

A cooperação científica na América Latina, em suas mais diversas áreas do conhecimento, ainda é um campo pouco explorado pela historiografia das ciências, com alguns estudos dedicados especificamente a essa dimensão. É certo que muito já se estudou a respeito das relações científicas entre alguns centros da América Latina e os centros científicos localizados na Europa e também nos Estados Unidos. Contudo, pouco se fez a respeito das iniciativas que procuraram estreitar os laços de intercâmbio científico no próprio continente. Também muito se falou a respeito da mundialização da ciência ou da procura por uma linguagem internacional da ciência como difusão de valores, conceitos e paradigmas científicos predominantes em diversas partes do continente americano, mas pouco se escreveu a respeito das conexões científicas próprias da América Latina, mesmo que respaldadas por teorias gerais e produzidas em outras partes do mundo.

Antes mesmo do alvorecer do século XX, Brasil e Peru passaram por processos de modernização fortemente marcados pelo dinamismo cultural, econômico e científico. Importantes contatos de cooperação se deram em diversas áreas de atuação como nas ciências naturais, engenharias e medicina. Essas trocas foram utilizadas pelos cientistas locais e também por estrangeiros que desenvolviam seus trabalhos na América Latina como reforço de suas carreiras na Europa e nos Estados Unidos.

Este projeto é um desdobramento do pós-doutorado realizado em 2009/2010 no Instituto de Estúdios Peruanos – IEP, em Lima que resultou em algumas publicações de artigos em revistas indexadas, apresentação de trabalhos em congressos especializados e que contou com o apoio de bolsa do CNPq.


Equipe

Marta de Almeida (coordenadora); Jorge Lossio (bolsista PCI- MCTI/ MAST)


Parceria

Pontifícia Universidad Católica del Peru

  Menu

Linhas pesquisa

Ciência, tecnologia e sociedade
Ciência, tecnologia e contextos culturais

Projetos de pesquisa

A conquista do mundo natural e a
colonização da América ( XVI - XVIII)
A expansão da Estrada de Ferro D. Pedro II
e as associações técnico-científicas
A fronteira na história da antropologia
As representações astronômicas na arte
rupestre brasileira
Cosmo, tempo e representação: elementos
de astronomia Guarani Mbyá
Discurso, políticas e itinerários simbólicos
do patrimônio cultural
Divulgação da ciência nas revistas científico-
literárias brasileiras do século XIX
Expedições astronômicas no Brasil
(1850-1950)
Exposições científicas e sociedade: o caso
da Exposição Internacional de Higiene de 1909
História comparada da ciência: Brasil e Peru
História da antropologia no arquivo
iconográfico Luiz de Castro Faria
Irradiando política, acirrando conflitos
Memória e história da Sociedade Brasileira
de História da Ciência e Tecnologia - SBHC
O Laboratório Nacional de Astrofísica:
história em construção
Recursos naturais entre a prática científica
e os saberes tradicionais
Sob chuvas e trovoadas: história da
meteorologia no Brasil
Território, ciência e nação (1870-1930)

Grupos de Pesquisa

Equipe

Pesquisadores
Colaboradores

Contato

Coordenadora: Heloisa Meireles Gesteira
Contato: Cíntia Machado
Telefone: 55 21 3514-5245
Fax: 55 21 3514-5247
E-mail: chc@mast.br