Ir direto para menu de acessibilidade.
Museologia > Uncategorised > Pavilhão da luneta equatorial de 32cm
Início do conteúdo da página

Pavilhão da luneta equatorial de 32cm

Criado: Quinta, 16 de Março de 2017, 12h28 | Acessos: 3197

Este pavilhão foi projetado para receber a luneta equatorial de 32cm, usada em observações astronômicas. Sua construção foi concluída em 1915 e em 1984 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje faz parte do acervo arquitetônico do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

O pavilhão da luneta equatorial 32 é considerado irmão do pavilhão da luneta equatorial 21, pois os dois possuem as mesmas características, com edificação de corpo circular. A cobertura do pavilhão da luneta 32 é uma cúpula móvel circular construída em chapas metálicas, com estrutura mista de ferro e madeira. O sistema elétrico de cremalheira foi construído pela Carl Zeiss (Alemanha) em 1910 e permite um giro de 360º. A abertura superior para observação do céu (trapeira) é regulada manualmente através de um volante movido por corda.

A luneta ali instalada tem montagem equatorial, ou seja, seu eixo é paralelo ao eixo da Terra. Possui objetiva de 32cm de abertura e distância focal de 4,67m. Foi comprada pela Cooke & Sons (Inglaterra), em 1896, quando o Observatório ainda ocupava sua antiga sede, no Morro do Castelo.

Voltar

Fim do conteúdo da página