Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Fim de Semana com Inovação e Ciência no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana com Inovação e Ciência no MAST

Criado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h45 | Acessos: 28

Programação conta com a exibição de projetos de tecnologia que foram desenvolvidos por jovens alunos do ensino fundamental e médio, exposições interativas e Observação do Céu

Neste fim de semana é tempo de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades grátis oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações deste sábado (31) e domingo (01) são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento. A partir das 14h, o Museu abre as suas portas para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e do Mast com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo.

Também é uma ótima oportunidade de visitar as exposições do MAST, a exemplo de Uma Visão Lunar, com gravuras da premiada artista Anna Bella Geiger, e das mostras interativas O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, cuja curadoria leva a assinatura do renomado Marcello Dantas (sobre os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral, fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein) e Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, que retrata a visão dos alunos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio sobre a chegada da humanidade à Lua com obras variadas que instigam a reflexão sobre o papel da ciência.

Às 15h, o público vai poder conhecer iniciativas criativas de jovens alunos do ensino fundamental e médio que foram destaques na XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI). A edição do Ciclo de Palestras Mirim traz o tema Garotada Inovadora, para mostrar projetos de tecnologia desenvolvidos pelos estudantes, a exemplo da Impressora 3D Hypercube Eletrovitae: Vida eletrônica e a Holografia na educação de portadores de transtornos do espectro autista. Também haverá um bate-papo com duas jovens e talentosas convidadas mostrarão sua experiência em diferentes campos do saber. Uma delas é Carolyne de Oliveira, mestranda em Astronomia do Observatório do Valongo (UFRJ), que vai falar sobre Big Data Science. Esta jovem de 27 anos é uma promissora astrônoma que fez um curso de aprimoramento do mestrado no NASA’s Goddard Space Flight Center (Centro de Voos Espaciais Goddard), em Greenbelt, Maryland, nos Estados Unidos. Aliás, Carolyne de Oliveira é homenageada em uma das instalações da exposição Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar. A outra palestrante é Keila Zaché, doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ), abordando os aspectos da Paisagem Sonora: O estudo dos sons do meio ambiente. Keila possui experiência nas áreas de bioacústica e comportamento animal. Tem interesse em estudos de paisagem acústica, evolução da comunicação animal e ecologia comportamental.

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra Céu do Mês, apresentando ao público o que está visível para a observação. Em seguida, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Já no domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

 

SÁBADO (31/08) - Funcionamento do Museu: das 14h às 19h

- Ciclo de Palestras Mirim - Garotada Inovadora - Auditório do Prédio Anexo -15h
- Programa de Observação do Céu - Luneta Equatorial 21 - das 17h30 às 20h

 

DOMINGO (01/09) - Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

- Visita às exposições do Museu de Astronomia
- Planetário Inflável - 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


GRÁTIS

Mais informações em www.mast.br/museu

registrado em:
Fim do conteúdo da página