Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Fim de Semana com um olho no Céu e outro na Terra
Início do conteúdo da página

Fim de Semana com um olho no Céu e outro na Terra

Criado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 09h47 | Acessos: 25

Atividades grátis do MAST incluem visita orientada sobre o interior do planeta e observação da paisagem celeste pela Luneta Equatorial 21

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai oferecer neste sábado (4) e domingo (5) atrações gratuitas e visita guiada para o público poder saciar diversas curiosidades sobre o Universo e o Planeta Terra. Será uma oportunidade para conhecer as exposições em destaque e também o Campus, onde o visitante se depara com cúpulas e lunetas que foram usadas por gerações de cientistas para estudar o céu.

A dica é chegar às 14h e começar uma viagem no tempo e no espaço, visitando as exposições que são um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. A mostra Olhar o Céu, Medir a Terra,  por exemplo, permite ao visitante conhecer peças originais do século XIX e instrumentos como os astrolábios, que permitiam medir as alturas dos astros acima do horizonte, além de quadrantes, balestilhas e a bússola que foram utilizados para confeccionar cartas náuticas como compassos e réguas.

Às 16h será a chance de conhecer o que há no interior do nosso planeta com a Visita Orientada: Pegando onda no interior da Terra. A atividade vai abordar um pouco sobre Sismologia, ramo da geofísica responsável por estudar terremotos e abalos de terra, e mostrar como a superfície do nosso planeta se move e muda constantemente. No fim da tarde, acontece o Programa de Observação do Céu, que por meio da Luneta Equatorial 21, construída no início do século XX, permite observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

No domingo (5), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h e são conduzidas por mediadores do MAST. Nelas, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST

Rua General Bruce, 586 / Tel:
3514-5299 e 3514-5229


SÁBADO 04/05 -
Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Visita Orientada:
Pegando onda no interior da Terra - Campus Mast - 16h
Programa de Observação do Céu - Luneta Equatorial 21 -
das 17h30 às 20h


DOMINGO 05/05 -
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições do Museu de Astronomia
Planetário Inflável
- 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


GRÁTIS

registrado em:
Fim do conteúdo da página