Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Fim de Semana genial no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Fim de Semana genial no Museu de Astronomia

Criado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h43 | Acessos: 9

Atividades grátis para o visitante conhecer mais sobre o brilhante Leonardo Da Vinci, saber como é a determinação da Hora Legal Brasileira e se divertir com o Planetário Inflável Digital

Quem quiser se divertir e conhecer algumas histórias e experiências sobre um dos maiores gênios de todos os tempos, Leonardo Da Vinci (1452-1519), pode aproveitar o sábado (26) e domingo (27) com as atividades gratuitas oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O pintor, escultor, arquiteto, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, botânico, poeta e músico italiano é o personagem central da programação com três atividades voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer e conhecimento em ambiente de interação e experimentação.

O MAST abre suas portas a partir das 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Também é uma oportunidade para conhecer as mostras interativas O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, com curadoria do premiado Marcello Dantas, sobre os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral, que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein) e Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, que retrata a visão dos alunos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio sobre a chegada da humanidade à Lua com trabalhos variados que contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro. Além destas exposições, a individual de Anna Bella Geiger, Uma Visão Lunar, está em nova temporada no Prédio Sede do MAST: o acervo reúne dez serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, elaboradas com base em fotografias cedidas pela NASA, em 1970.

No sábado (26), às 15h30 é hora de saber como é determinada e disseminada a Hora Legal Brasileira com a edição da Visita Temática - Acertem os ponteiros! Histórias de um serviço "da hora"! Ao longo da atividade, o público vai conhecer os objetos que ajudavam a medir a hora enquanto percorrem os pavilhões para conhecer as lunetas meridianas. Já às 16h, tem edição especial do Ciclo de Palestras com o tema Ciência, Arte e Humanismo em Leonardo Da Vinci, que conta com debate e oficina sobre os conhecimentos do gênio da arte e da ciência em diversas áreas, que proporcionou inúmeros estudos e invenções para a sociedade. Junto com esta atividade, a professora de Artes Visuais do CAp-UFRJ de Maria Cristina Miranda da Silva vai realizar a oficina Brincando como o Leonardo Da Vinci com a Câmera Obscura, com o intuito de mostrar que, graças à curiosidade e à inspiração pela diversidade das formas que encontrava na natureza, o multitalentoso criador conseguiu desenvolver um modelo de câmera obscura, quando a luz refletida por um objeto projeta a imagem perfeita em seu interior.

Já às 17h tem a palestra O Humanismo, a Ciência e a Arte em Leonardo da Vinci trazendo toda a visão do gênio sobre os mecanismos de voo das aves para projetar máquinas voadoras alucinantes, cuja performance ainda é desafiadora. Isso séculos antes de Santos Dumont inventar o avião. Para contar essa história, Rogéria Moreira de Ipanema, Mestre em História e Crítica da Arte (UFF), mostra como a obra de Da Vinci sintetiza uma época brilhante e complexa da história, cheia de arte primorosa, grandes navegações e descobertas geográficas.

No fim do dia, às 18h, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Os visitantes vão poder contemplar o céu por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Já no domingo (27), além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

 

SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

 

SÁBADO 26/10 - Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
- Visita Temática - Acertem os ponteiros! Histórias de um serviço "da hora"! - 15h30
- Ciclo de Palestras: Ciência, Arte e Humanismo em Leonardo Da Vinci  / Oficina: Brincando como o Leonardo Da Vinci com a Câmera Obscura - Com a Professora Maria Cristina Miranda da Silva (CAp-UFRJ) - Auditório do Prédio Ronaldo Mourão - 16h
- Palestra: O Humanismo, a Ciência e a Arte em Leonardo da Vinci - Com a Professora Rogéria Moreira de Ipanema (UFF) - Auditório do Prédio Ronaldo Mourão - 17h
- Programa de Observação do Céu - Luneta Equatorial 21 - das 18h às 20h

 

DOMINGO 29/09 - Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

- Visita às exposições internas e externas do MAST
- Planetário Inflável - 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

 

GRÁTIS

Mais informações em www.mast.br/museu

registrado em:
Fim do conteúdo da página