Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > 18ª Edição da Semana Nacional de Museus
Início do conteúdo da página

18ª Edição da Semana Nacional de Museus

MAST oferece uma programação online especial com conteúdos que ajudam a ampliar o acesso à cultura e à ciência

  • Criado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 10h22
  • Acessos: 480

Visando estimular a realização e o desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades museológicas, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promove de 18 a 24 de maio a 18ª Semana Nacional de Museus. Esta temporada cultural é ainda mais desafiadora em tempos de combate à pandemia do COVID-19. Mesmo diante das restrições que impedem a realização de eventos presenciais, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) moldou suas atividades para o ambiente virtual para pode compartilhar um conteúdo de qualidade e divulgar iniciativas com a sociedade. Ao longo da semana, o canal do MAST no Youtube vai trazer vídeos, palestras e debates sobre variados temas e iniciativas desenvolvidas no cotidiano da instituição.

O tema definido para a edição de 2020 é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Dentre as atividades elaboradas pelo MAST para a Semana Nacional de Museus, destacam-se palestras online sobre reconstrução da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências, apresentação da Exposição "A Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II”, Quiz interativo e também vídeo de especialistas que trazem uma reflexão sobre o atual momento vivido no enfrentamento à pandemia COVID-19. A programação também abrange a Semana dos Buracos Negros, que oferecerá palestras ao vivo com especialistas, debatendo de maneira lúdica e abordando como os buracos negros são retratados na cultura pop, até os aspectos por trás dos bastidores de importantes pesquisas.

Clique na imagem para ver a programação completa do MAST


Sobre a Semana Nacional de Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a iniciativa reserva uma semana de celebração, pois tem, entre seus objetivos, aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país. A Semana nacional de Museus ajuda a difundir as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.


registrado em:
Fim do conteúdo da página