Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > A Lua é o destaque do Fim de Semana no MAST
Início do conteúdo da página

A Lua é o destaque do Fim de Semana no MAST

Programação deste sábado e domingo faz parte do calendário da Noite Internacional de Observação da Lua e coincide com a Semana Mundial do Espaço

  • Criado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 16h56
  • Acessos: 320

Neste fim de semana, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para celebrar a Lua! As atividades desse sábado (5) e domingo (6) fazem parte da Noite Internacional de Observação da Lua (International Observe the Moon Night) , evento público anual de engajamento mundial que promove a observação, apreciação e compreensão do satélite natural da Terra. Este ano, a iniciativa é ainda mais especial, pois além de ser a celebração pelos 50 anos do pouso lunar da Apollo 11, a data coincide com a Semana Mundial do Espaço (World Space Week) evento internacional da ciência e tecnologia e sua contribuição para a melhoria da condição humana.

O Sábado Lunar começa a partir das 14h, quando o Museu abre as suas portas para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Também é uma oportunidade para conhecer as mostras interativas O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, com curadoria do premiado Marcello Dantas, sobre os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral, que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein) e Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, que retrata a visão dos alunos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio sobre a chegada da humanidade à Lua com trabalhos variados que contam um pouco da história da corrida espacial e instigam. Além destas exposições, a individual de Anna Bella Geiger, Uma Visão Lunar, está em nova temporada no Prédio Sede do MAST: o acervo reúne dez serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, elaboradas com base em fotografias cedidas pela NASA, em 1970.

Às 15h, a lua também é protagonista na atividade Partiu Apollo 11!. A dinâmica apresenta um protótipo da Nave responsável pelo vôo mais espetacular e audacioso da corrida espacial. Além da história sobre o foguete tripulado pelos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong, a iniciativa também vai abordar a ciência envolvida na trajetória que levou o Homem à Lua.

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores vão realizar a palestra Céu do Mês Especial: O quê observar na Lua?, apresentando ao público o que está visível para a sua observação. Logo após, todos são convidados a contemplá-la no céu por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Já no domingo (6), além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página