Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > AAB promove Curso de Organização de Acervos Fotográficos
Início do conteúdo da página

AAB promove Curso de Organização de Acervos Fotográficos

  • Criado: Quinta, 14 de Maio de 2015, 08h51
  • Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2015, 08h51
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 09h13

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) promove, com o apoio do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Curso de Organização de Acervos Fotográficos, que acontecerá, das 9h às 17h, no Auditório do Prédio Anexo - Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. O curso tem carga horária de 16 horas.

Direcionado a arquivistas, estudantes de graduação e pós-graduação de arquivologia e outros profissionais interessados no assunto, o curso tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre o tratamento técnico de organização de arquivos e coleções fotográficas numa abordagem arquivística.

As inscrições podem ser feitas até 18 de outubro. O investimento para pessoa jurídica é de 600 reais, para pessoa física, de 500 reais, e para estudante de graduação, de 250 reais. Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto nos valores citados.

O curso será ministrado por Aline Lopes de Lacerda, doutora em História Social pela USP com tese sobre a fotografia nos arquivos; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ com dissertação sobre a fotografia como discurso político; pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, especialista em organização de acervos iconográficos.
O programa do curso apresenta noções gerais sobre a constituição de acervos fotográficos e sobre a sua guarda e tratamento nas instituições. Será oferecida, aos participantes, uma apostila com bibliografia básica sobre o tema do curso.

Sobre a AAB
A Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), fundada em 20 de outubro de 1971, é uma sociedade civil de direito privado, cultural, sem fins lucrativos. É uma entidade reconhecida como de Utilidade Pública Estadual, criada para dignificar a profissão de Arquivista e contribuir para o desenvolvimento da Arquivologia Brasileira.
A AAB tem como principais objetivos cooperar com os órgãos governamentais, entidades nacionais e internacionais, públicas e privadas, em tudo que se relacionar com os arquivos e a Arquivologia; promover o Congresso Brasileiro de Arquivologia; organizar e/ou apoiar eventos e cursos no campo arquivístico no Brasil e no exterior; promover e apoiar ações que visem o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão no campo da Arquivologia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página