Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Acervo de Paleoinvertebrados do Museu Nacional
Início do conteúdo da página

Acervo de Paleoinvertebrados do Museu Nacional

Livro revisita a coleção e exibe catálogo de fotografias da reserva técnica

  • Criado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 08h56
  • Acessos: 352

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) lançou o livro Revisitando o Acervo de Paleoinvertebrados do Museu Nacional (UFRJ): Catálogo de Fotografias da Coleção (volume 1). A publicação revisita a coleção de paleoinvertebrados inserida no Departamento de Geologia e Paleontologia daquela instituição, que não mais existe e está hoje dependente de registros que dela restaram, como os que estão no livro agora publicado.

Após o trágico incêndio que acometeu o Museu Nacional em Setembro de 2018, culminando na perda de grande parte de suas coleções, o livro ajuda de certa forma, a revisitar a coleção através de fotografias que cobrem toda a coleção, presente na reserva técnica onde estava acondicionada (volume 1). Ainda esse ano, será publicado um segundo volume com os livros de registro dos espécimes que a constituíam (volume 2).

A publicação é de autoria de Joana David Lima, doutora em Museologia e Patrimônio, pela UNIRIO/MAST, e Marcus Granato, professor do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST).

As fontes e imagens apresentadas na publicação foram reunidas no âmbito da pesquisa realizada para tese de doutorado em Museologia e Patrimônio, com o objetivo de estudar a formação, trajetória e utilização da coleção de paleoinvertebrados do Museu Nacional, em contexto museológico.

Clique na capa para acessar

registrado em:
Fim do conteúdo da página