Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias
Início do conteúdo da página

Astrofísica do MAST publica artigo na Nature Astronomy

Patrícia Figueiró Spinelli falou sobre Astronomia e desenvolvimento social em revista científica britânica

  • Criado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 14h00
  • Acessos: 230

A astrofísica e pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) Patrícia Figueiró Spinelli, publicou artigo na revista britânica Nature Astronomy, periódico onde são divulgadas pesquisas, análises e comentários mais significativos sobre astronomia, astrofísica e ciência planetária. O texto abordou o projeto Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD), iniciativa que visa contribuir para que os países de língua oficial portuguesa tenham voz ativa e participação efetiva no campo da Astronomia e das Ciências do Espaço, possibilitando, assim, mais acesso a meios científicos e tecnológicos de ponta.

Com o título Astronomy for development in Portuguese speaking countries (Astronomia para o desenvolvimento em países de língua portuguesa), o artigo aborda a educação e a divulgação da Astronomia como ferramenta para desenvolvimento sustentável, e relata as ações que estão sendo conduzidas entre a cooperação de países (Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste) relacionadas à astronomia que estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, relacionados a agenda 2030.

O MAST é a instituição coordenadora do PLOAD Brasil. O acordo de cooperação foi firmado em 2016 por Patrícia Figueiró Spinelli, que já orientou a estudante caboverdeana Dulcelena Cardoso Semedo, em seu trabalho de conclusão de curso de licenciatura em matemática. O TCC tratou de atividades de matemática aplicadas à astronomia. Em 2018, a astrofísica do MAST realizou o projeto Noites Estreladas - em alusão à pintura de Vincent Van Gogh - em Cabo Verde, lecionando cursos de formação de professores em astronomia em 4 ilhas de Cabo Verde.

Em 2019, muitas ações estão sendo organizadas em conjunto com alguns países membros do PLOAD, mais especificamente Portugal e São Tomé e Príncipe, para a celebração dos 100 anos da comprovação da Teoria Geral da Relatividade, em maio deste ano. Juntamente com o Brasil, esses países tiveram papel protagonista no que diz respeito às exposições científicas, realizadas pelos ingleses, com participação do Observatório Nacional (ON) e Observatório Astronômico de Lisboa. O professor Manuel Penhor, da Universidade de São Tomé, será um dos autores do livro sobre os 100 anos do Eclipse, organizados pelo ON e MAST. Além disso, o MAST está facilitando fotos e documentos do seu acervo arquivístico para exposições que vão ocorrer, tanto em Portugal (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa) quanto em outros locais do Brasil, nomeadamente no Planetário da UFRGS e Museu Antares de Ciência e Tecnologia, em Feira de Santana, Bahia.



Atividades do PLOAD pelo mundo


Sobre a Nature Astronomy

A publicação um periódico mensal online, onde são divulgadas pesquisas, análises e comentários mais significativos sobre astronomia, astrofísica e ciência planetária para representar e promover uma interação mais próxima entre todas as principais astronomia disciplinas relevantes. Todas as decisões editoriais são feitas por uma equipe de editores profissionais em tempo integral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página