Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia
Início do conteúdo da página

Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia

MAST em Casa reúne especialistas para debater sobre o coronavírus e trazer uma a reflexão do atual momento vivido pela população global no enfrentamento à pandemia

  • Criado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 11h30
  • Acessos: 2079

A pandemia do Coronavírus tem gerado mudanças significativas na vida da população e os impactos do COVID-19 em nossa sociedade ainda não podem ser totalmente dimensionados. Para isso, é preciso, mais do que nunca, que as opiniões especializadas de cientistas e pesquisadores ajudem a entender o atual cenário e norteiem o público com informações relevantes e verdadeiras.

Pensando assim, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) desenvolveu o projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, uma série de debates com especialistas de diferentes áreas das ciências humanas para analisar o impacto do Coronavírus em nossa sociedade, visando estimular a reflexão do atual momento vivido pela população global quanto ao enfrentamento à pandemia. O projeto faz parte da iniciativa MAST em Casa, que reúne uma série de ações desenvolvidas para levar conteúdo e conhecimento ao público neste período de isolamento social.

Confira o vídeo de apresentação do projeto:

Por ser uma doença nova, ainda há muitas dúvidas e lacunas de informação. O primeiro passo para entender este coronavírus e seus efeitos, é conhecer as possíveis formas de se adquirir a doença, compreender como frear o seu avanço e combater os sintomas. Portanto, o vídeo que abre a série de debates conta com a presença de Luiz Ramiro, cientista político e professor no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social da UFF. Ele vai abordar o tema “Epidemia e Ciência Política no Brasil”, destacando os erros e acertos no enfrentamento do vírus em nosso país.

Clique na imagem para acessar

O projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia vai ao ar segunda-feira, quinzenalmente, no canal do Youtube do MAST. Além da pesquisadora do MAST, vão contribuir com o projeto os seguintes especialistas:

- Moema Vergara (MAST) – Apresentando o projeto Ciência e Cultura em tempos de pandemia e o tema A noção de contágio e a divulgação da Ciência
- Ximena Diaz Merino (Departamento de Letras do Instituto Multidisciplinar  da UFRRJ) - Epidemias como fato literário
- Henrique Cukierman (Coppe -UFRJ)  - Epidemias e História da Ciência no Brasil: o caso da febre amarela
- Priscila Faulhaber (MAST) - Epidemias e Populações indígenas no Brasil



Matérias relacionadas


Racismo Institucional - Uma reflexão crítica
Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia: Ecofeminismo
Tempos de Pandemia: Relações da Filosofia e Arte com a Ciência
Ciência e Cultura: "Eu não consigo respirar!"
Perigos da Covid-19 sob a ótica indígena

Tempos de Pandemia: Epidemias como fato literário
Ciência e Cultura: A Pandemia e os Povos Indígenas
Ciência e Cultura: Pandemia e Desigualdades Sociais
Integridade física e cultural de povos indígenas
Análise da Pandemia do ponto de vista político
Tempos de Pandemia: Terráqueo, Me Fale da COVID

registrado em:
Fim do conteúdo da página