Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Começou a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Começou a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Programação especialmente elaborada para todos os públicos inspira a aprendizagem em torno de áreas da ciência e da tecnologia

  • Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 14h00
  • Acessos: 391

Oficinas científicas, jogos interativos, atividades com realidade virtual e muitos experimentos. Foi assim o primeiro dia da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Campus que pertence ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e ao Observatório Nacional (ON). As crianças se divertiram com as atividades desenvolvidas pelas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro, vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

"É com muita honra que recebemos no Campus ON/MAST as instituições de pesquisa para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao longo destas quinze edições, a SNCT vem cumprindo o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos de divulgação científica. E, dentro deste quadro, a SNCT também vem empreendendo iniciativas para divulgar a ciência para a juventude, buscando incentivá-los a se envolver nesse universo tão importante para o País. A difusão e a popularização da ciência também estão na essência do MAST, que há 33 anos vem desempenhando este papel, tanto na área de pesquisa, como também nos programas de pós-graduação e ainda na preservação e disponibilização de acervos sobre a História da Ciência no Brasil ", afirmou Anelise Pacheco, Diretora do MAST, durante a cerimônia de abertura. Também estiveram presentes Ronaldo Fernandes, representando o diretor do Museu Nacional (Alexander Kellner), João dos Anjos, Diretor do ON, e Fernando Lins, Diretor do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

Ao longo do dia, centenas de crianças ocuparam o Campus para conhecer as atrações oferecidas pelas instituições. Dentre os destaques, a cadeira giratória, ilusão ótica, Fósseis reais e réplicas, jogos matemáticos, digital interativo com capacete de realidade virtual, incluindo uma fantástica viagem à Sobral, no Ceará, onde em 29 de maio de 1919 aconteceu o eclipse solar total que levou à primeira comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein.

Com conteúdo divertido e uma linguagem de fácil compreensão, o evento é uma oportunidade para o público aprender com atividades didáticas, atrativas e interessantes. São jogos matemáticos, desafios de lógica, levitação magnética, exibição de tecnologias assistivas e educacionais, visitas à luneta de 46cm, o maior telescópio do Brasil, planetário inflável digital e diversas oficinas científicas.

Nesta edição, além das atrações oferecidas pelas instituições de pesquisa, a SNCT traz uma série de palestras para debater a importância da ciência para a redução das desigualdades, tema da SNCT 2018, e um pré-evento dos 100 anos do Eclipse de Sobral que dará início às comemorações pelo centenário da comprovação da teoria da Relatividade Geral, uma das mais revolucionárias teorias científicas do século XX. Confira AQUI a programação das mesas redondas e palestras.

A programação, que vai até o próximo domingo (21), foi especialmente elaborada para todos os públicos, e inspira a aprendizagem em torno de áreas da ciência e da tecnologia. Cliquei AQUI e saiba mais sobre o evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página