Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Conhecimento e muita diversão no Fim de Semana no MAST
Início do conteúdo da página

Conhecimento e muita diversão no Fim de Semana no MAST

Museu preparou uma série de atividades gratuitas para toda a família se divertir no próximo sábado e domingo

  • Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 09h11
  • Acessos: 466

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou várias atrações gratuitas para o público se divertir no próximo sábado (13) e domingo (14). Voltadas para crianças, jovens e adultos, as atividades são oferecidas em um ambiente de interação e exploração, onde é possível, por exemplo, conhecer o céu dentro de uma cúpula inflável ou observando através de uma luneta centenária!

 A dica é chegar a partir das 14h, para conhecer as exposições permanentes do MAST. Entre os destaques está a mostra Faz Tempo, que conta de maneira criativa e interativa, como o tema está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, na música e na poesia. Instalada em dois pavilhões do Campus do MAST - o da Luneta Equatorial 21 e o do Circulo Meridiano de Gautier - tem entre as curiosidades surpreendentes um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!

E já que estamos falando de tempo, já pensou o que você faria se todos os relógios do mundo parassem? Pois às 16h a oficina AstroMania traz uma atividade investigativa sobre a natureza do tempo com o tema O tic sem o tac: o mistério dos relógios quebrados. Os participantes  vão desbravar o museu interagindo com personagens infantis que darão pistas para resolver um misterioso enigma sobre os  instrumentos que ajudam a medir o tempo.

Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada 'Céu do Mês' para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21 cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo, é dia de Planetário Inflável Digital! E nesta edição o tema é especial: A primeira imagem de um buraco negro. A atividade vai mostrar como é possível localizar e fotografar esse local no espaço que 'engole' tudo que passa, até a luz. Além do debate, os participantes vão conhecer o céu noturno e ver os movimentos dos planetas e das estrelas com imagens projetadas dentro da cúpula inflável. As sessões acontecem às 15h e 17h, e são conduzidas por mediadores do MAST,  que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Às 15h40 é hora de aprender dicas para fotografar o céu na Oficina de Astrofotografia Amadora. Os participantes vão poder acoplar em seus aparelhos celulares um telescópio para registrar imagens do planetas, do Sol e da Lua! Os participantes também vão conhecer um pouco da história da Astrofotografia, ver algumas fotos profissionais, além de aprender técnicas básicas para serem utilizadas em celular/tablet/pequenas câmeras digitais. A atividade será ministrada por Igor Salmito, planetarista do MAST, que também dará dicas de aplicativos e equipamentos usados para a captura da foto, a exemplo do app Stellarium. As vagas são limitadas! Para participar, envie e-mail para agendamento@mast.br.

Vem pro MAST!


registrado em:
Fim do conteúdo da página