Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Desafios e oportunidades do ensino em Astronomia
Início do conteúdo da página

Desafios e oportunidades do ensino em Astronomia

3º Encontro de Professores do Projeto Olhai pro Céu oferece aos docentes oportunidades de formação continuada para enriquecer a experiência educativa

  • Criado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h44
  • Acessos: 932

Para promover processos de formação continuada em temas de astronomia e dar suporte as ações de professores da área de educação da cidade do Rio de Janeiro em suas práticas pedagógicas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza o evento Desafios e oportunidades do ensino em Astronomia: 3º Encontro de Professores do Projeto Olhai pro Céu. A iniciativa acontece de 11 a 14 de novembro, e visa fomentar a colaboração entre instituições de ensino e o Museu para a divulgação da Astronomia no ambiente escolar, oferecendo aos docentes oportunidades e formação continuada para enriquecer a experiência educativa.


O evento se destina a professores que já participaram no Projeto Olhai pro Céu, assim como docentes de outras disciplinas que têm interesse de fortalecer o ensino da Astronomia nas suas escolas e divulgadores de ciência que desejam enriquecer o sustento pedagógico das suas ações de comunicação científica. Para participar, basta preencher Formulário de Inscrição. Os educadores que necessitam de declaração para liberação na escola devem solicitar essa opção no ato da inscrição.


Buscando impactar não apenas os alunos, mas também a comunidade em geral, o Encontro foi desenvolvido com a proposta de ensino em duas perspectivas: Produção de material educativo para a sala de aula, e Potencial do educador como divulgador da Astronomia. Para dialogar sobre estes assuntos, a iniciativa contará com dois cursos de 8 horas cada e 5 palestras sobre temas diversos. Destaca-se a transdisciplinaridade no ensino da ciência dos astros, a divulgação da Astronomia na grande imprensa e nas mídias digitais, o enfoque multicultural e iniciativas inclusivas no ensino desta ciência. O evento contará com convidados especialistas no ensino de Astronomia e na implementação de iniciativas inclusivas e transdiciplinares em educação, assim como especialistas em divulgação científica e em comunicação da ciência.


O evento também oferece a possibilidade de apresentação de contribuições orais curtas para os professores que tenham alguma experiência no ensino da Astronomia compartilharem com os participantes, e em particular, aquelas vinculadas com o Projeto Olhai pro Céu.


Além disso, haverá uma ótima oportunidade de contemplar o céu no dia 11 de novembro, quando o planeta Mercúrio passará em frente ao disco solar. O encontro será encerrado com uma observação astronômica e uma pequena confraternização, com músicos convidados.

 

Programação do curso

 

Horas

Segunda 11

Terça 12

Quarta 13

Quinta 14

9:00 – 11:00

Curso I

Curso I

Curso II

Curso II

11:00 – 12:30

Palestra 1

Palestra 2

Palestra 4

Palestra 5

12:30 – 14:00

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

14:00 – 16:00

Observação do trânsito de Mercúrio

Palestra 3

Curso II

Curso II

16:00 – 16:30

Recesso

Recesso

Recesso

Recesso

16:30 – 18:30

Curso I

Curso I

Contribuições orais

Contribuições orais

18:30 – 20:00

 

 

 

Confraternização e observação astronômica

 

 

Tipo de Atividade

Nome de atividade

Palestrante

Curso I

Desafios e oportunidades na divulgação da Astronomia

Prof. Marcelo Fernandes
Rede Rio Astronomia

 

Curso II

Ensaios e estratégias para a produção de atividades de ensino da Astronomia

Dr. Marcos Longhini
Univ. Federal de Uberlândia

Palestra 1

Laboratórios de inovação e experimentação cidadã no ensino e divulgação da ciência

Me. Cintia Mendonça
Silo Arte e Latitude Rural

Palestra 2

Uma ciência que encanta o ensino: experiências com educadores e instituições participantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

Dra. Josina do Nascimento
Observatório Nacional

Palestra 3

Vamos conversar sobre divulgação da ciência, redes sociais e fakenews

Dra. Alba Lívia Bozi
Observatório Nacional

Palestra 4

Tocados pela Lua: Ações inclusivas no ensino de Astronomia para pessoas cegas e de baixa visão

Dra. Silvia Lorenz
Observatório do Valongo

Palestra 5

O céu das culturas na sala de aula: Práticas interdisciplinares para professores

Dr. Walmir Cardoso
TV Escola

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página