Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > HiperMuseus - Inovação em cultura digital e atuação social
Início do conteúdo da página

HiperMuseus - Inovação em cultura digital e atuação social

E-Book disponibiliza textos de especialistas nacionais e internacionais para elaborar projetos de transformação digital em museus brasileiros

  • Criado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 11h43
  • Acessos: 549

Qual é o futuro dos museus? Como incorporar a cultura digital a esse campo? Como as instituições culturais podem ser autossustentáveis e engajar o público de hoje? Para responder a essas questões, foi lançado o E-Book HiperMuseus, publicação gratuita que disponibiliza a história e os resultados do programa HiperMuseus 2019. Por meio de textos escritos, todos os parceiros e colaboradores registram a sua visão sobre o seminário, laboratório de inovação e mentorias realizados ao longo do ano.

O E-Book contém ainda, em formato aberto para consulta e disseminação, protótipos para soluções inovadoras em cultura digital para museus, criado, de forma colaborativa por profissionais de todo o Brasil. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) fez parte na elaboração de propostas que incluem plataforma de crowdfunding para museus, rede social de instituições culturais, instalação educativa itinerante e outras soluções inovadoras. Anelise Pacheco, diretora do MAST, foi uma das desenvolvedoras da plataforma MUSA – Inspirações Digitais, uma ferramenta que visa apoiar gestores de museus e instituições culturais a diagnosticar suas ações de comunicação digital e encontrar novas formas de gerar mais visibilidade, engajamento e sustentabilidade econômica. A MUSA foi criada com o intuito de democratizar o acesso dos gestores e de suas equipes a práticas e técnicas digitais que tornem suas instituições mais relevantes para todos os seus públicos.


Clique na imagem e faça o download do e-book gratuitamente


Sobre o HiperMuseus 2019

Programa de inovação em cultura digital e atuação social para museus e centros culturais. A iniciativa visa integrar os museus às redes de hiperconectividade, criar um ambiente de troca e aprendizagem apoiando essas instituições, com formação e experimentação, para que atuem de forma mais inovadora, colaborativa e conectada às causas contemporâneas.

A partir da busca de soluções inovadoras que promovam transformação digital nos museus brasileiros, o programa HiperMuseus reuniu profissionais de museus e centros culturais vindos de oito estados para um ciclo de inspiração, experimentação, mentoria e trabalho colaborativo. estimulando a inovação e a articulação de redes para formação de novos públicos, promovendo pesquisas, seminários e curso

O HiperMuseus é integrado a um movimento global de museus, como o We Are Museums, Creative Museums e o Museo Mix. O programa foi idealizado e realizado pela Inspirações Ilimitadas e o Museu Vivo, tem patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, correalização do Oi Futuro e parceria com a Casa FIRJAN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página