Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Estreia do Documentário Ano-Luz no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Estreia do Documentário Ano-Luz no Museu de Astronomia

  • Criado: Terça, 19 de Maio de 2015, 14h53
  • Publicado: Terça, 19 de Maio de 2015, 14h53
  • Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 14h48

Nesta quarta-feira, dia 20 de maio, às 15h30, será a estreia do documentário Ano-Luz no auditório do prédio anexo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O documentário mostra as impressões e interpretações sobre o universo das pessoas encontradas durante a expedição do projeto GalileoMobile Brasil-Bolívia (BraBo) - Astronomia na Amazônia, realizada em 2014. Após a exibição, haverá debate com o diretor Felipe Carrelli e parte da equipe do projeto GalileoMobile. Em seguida, haverá observação astronômica! A entrada é gratuita!

Ao longo do trajeto da expedição BraBo, a equipe do projeto conheceu diversas pessoas com diferentes interpretações sobre o universo. O documentário busca retratar o encontro dessas diferentes visões e refletir sobre a importância do conhecimento da fenomenologia cosmológica. Paralelamente ao discurso sonoro, buscou-se a presença da luz através de sua bela manifestação. O documentário também é uma homenagem à luz neste ano que é reconhecido pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz (AIL2015).

O projeto GalileoMobile é uma iniciativa sem fins lucrativos realizada por astrônomos, educadores e comunicadores de ciência. É um programa de educação de ciência que tem o objetivo de levar a astronomia para perto de jovens ao redor do mundo, principalmente a regiões que tem pouco ou nenhum acesso a esse tipo de ação. Realizando atividades que envolvem astronomia em escolas e vilas, o grupo visa incentivar a busca do conhecimento crítico através das maravilhas do nosso universo.

A expedição do projeto GalileoMobile Brasil-Bolívia (BraBo) - Astronomia na Amazônia foi coordenada pela pesquisadora do MAST Patricia Spinelli, com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A exibição do documentário Ano-Luz faz parte da programação do MAST durante a 13ª Semana Nacional de Museus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página