Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana com Einstein e Van Gogh no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana com Einstein e Van Gogh no MAST

Visita mediada à exposição sobre o Eclipse de Sobral, que celebra os 100 anos do fenômeno astronômico que ajudou o físico a comprovar a Teoria da Relatividade e filme de animação sobre o pintor holandês estão na programação

  • Criado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 15h50
  • Acessos: 421

Quem quiser se divertir e conhecer muitas curiosidades sobre o Universo pode vir aproveitar o sábado (15) e domingo (16) com as atividades gratuitas oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A programação é voltada para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer e conhecimento em ambiente de interação e experimentação.

A dica é chegar às 14h e mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do novo Centro de Visitantes do MAST. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. E para quem quiser aquecer antes de desbravar o Museu pode participar de um esporte desafiador! Às 14h30 começam os preparativos para a segunda etapa do FASTSPRINT RIO 2019, um Circuito Recreativo de Corrida de Orientação criado para estimular a capacidade de raciocínio rápido e manter a concentração do público em uma prova de corrida. Por meio de um mapa de orientação repleto de pontos de controles espalhados pelo Campus do MAST, o atleta tem a indicação das direções a serem seguidas. Para participar, é preciso realizar inscrição no portal Rio Orientação.

Para recuperar o fôlego, a partir das 15h tem Visita Mediada para mostrar ao público todos os detalhes da recém-inaugurada exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, que celebra os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral. A mostra utiliza a interatividade e recursos multimídia para contar a história dessa efeméride e permitir que o visitante viva a experiência de participar do momento que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Também às 15h, o CineCiência vai encantar o público com a exibição do filme Com amor, Van Gogh, que retrata a criatividade do artista em imagens que utilizam a técnica da animação a partir de pinturas a óleo, seguindo o mesmo estilo inconfundível de cores e pinceladas do homenageado. Após o filme, haverá um debate com Camila do Valle (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), e Silvia Disitzer (psicanalista e psiquiatra), abordando a história do pintor através da arte e da psicanálise.

Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo (16), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h e 17h, e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página