Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana das estrelas no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana das estrelas no MAST

Mergulho interestelar em palestra sobre a poeira das estrelas, exposição que mostra como elas ajudaram a demarcar o território brasileiro e observação do céu fazem parte da programação

  • Publicado: Domingo, 18 de Novembro de 2018, 13h30
  • Acessos: 658

A boa pedida para aproveitar o fim de semana é conhecer muitas curiosidades sobre as estrelas com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações grátis programadas para sábado (23) e domingo (24) são voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer em ambiente de muita interação.

A sugestão é chegar logo após a abertura do MAST, às 14h, e conhecer as exposições com destaque para a mostra Olhar o Céu, Medir a Terra,  onde estão expostas peças originais do século XIX e instrumentos como os astrolábios, que permitiam medir as alturas dos astros acima do horizonte, além de quadrantes, balestilhas e a bússola que foram utilizados para confeccionar cartas náuticas como compassos e réguas.

No sábado (23), a partir das 15h, a edição do Ciclo de Palestras traz o tema O mergulho interestelar: Falando da poeira das estrelas, com uma verdadeira imersão sobre uma das componentes mais importantes da matéria observável. Ministrada pela professora Titular do Observatório do Valongo (UFRJ), Silvia Lorenz Martins, a palestra vai destacar o estudo da origem da poeira estelar e discutir sobre como a sua composição é fundamental para entender como acontece a formação de novas estrelas e novos sistemas planetários. É uma oportunidade para o público compreender que a análise da poeira estelar nos permite conhecer a história da nossa Galáxia inteira!

Também às 15h, a criançada vai poder aprender noções básicas de higienização e acondicionamento de documentos e fotografias de acervo pessoal na oficina Conservando seu Documento. Os pequenos vão poder visitar o  Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos em Papel (LAPEL) do MAST e conhecer os equipamentos responsáveis pela preservação dos documentos e guarda da memória. Para isso, solicitamos aos pais que tragam uma fotografia ou um documento da família para serem higienizados e protegidos. Ao final da atividade, será emitido um diploma de conservador-restaurador mirim. Para participar da oficina é preciso fazer a inscrição, antecipadamente, pelo e-mail agendamento@mast.br, informando o nome, idade e o responsável pela criança. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

No fim da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, no qual é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia, por meio de uma luneta construída no início do século XX e de telescópios modernos. É uma chance de conhecer melhor os astros e as configurações celestes.

Já no domingo (24) também é dia de visitar o MAST, conferir as exposições e participar das sessões do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página