Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de atividades no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de atividades no MAST

Programação inclui exposições, Planetário Inflável Digital  e uma  Visita Orientada que conta, de maneira criativa e interativa, sobre o que é o tempo

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h27
  • Acessos: 296

Fevereiro chegou e o público que quiser se divertir e ainda ter a chance de conhecer um pouco mais sobre o mundo da ciência, pode visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado(2) e domingo (3). São atividades com temáticas divertidas para crianças, jovens e adultos aproveitarem a tarde com bastante cultura e interatividade. Tudo inteiramente grátis.

A dica é chegar às 14h e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a Visões da Luz, uma mostra interativa que trabalha várias temáticas relacionadas à luz através de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos.

No sábado (2),a partir das 15h, é hora de conhecer e refletir sobre o mais filosófico dos temas científicos: o tempo. A Visita Orientada deste mês traz como conteúdo "Os tempos do tempo", com uma viagem sobre exposição Faz Tempo, que conta de maneira criativa e interativa, como este assunto está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, músicas, e poesias.

A atividade vai explorar os dois espaços da mostra. No primeiro, o Pavilhão da Luneta Equatorial Heyde de 21 cm, o tempo conta história do Universo condensada em um ano por meio de um Calendário Cósmico, a criação da Terra e a atuação do tempo que marcou a vida geológica no planeta. É uma oportunidade de conhecer um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!

Já no segundo espaço, o Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier, são abordados temas relacionados ao aspecto social do tempo e ao ‘tempo mecânico’. São diversos objetos expostos, e o público pode manusear engrenagens de um relógio de pêndulo, conhecer os componentes internos de um relógio de quartzo e um atômico, que são usados para mostrar as formas de medir o tempo com a história da determinação da hora legal brasileira. Além de, claro, conhecer como as estrelas e o sol foram – e ainda são-, usados para medir o tempo.

No domingo (3), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h e são conduzidas por mediadores do MAST. Nelas, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Venha para o MAST e aprenda mais sobre o fantástico universo da astronomia!


registrado em:
Fim do conteúdo da página