Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de conhecimento com ciência no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de conhecimento com ciência no MAST

Programação inclui a visita mediada aos instrumentos científicos históricos da Reserva Técnica e um bate-papo com alunas bem-sucedidas na XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Publicado: Sábado, 17 de Novembro de 2018, 15h33
  • Acessos: 321

Neste fim de semana é tempo de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações deste sábado (30) e domingo (31) são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

A partir das 14h, o MAST abre as suas portas para receber o público. É uma oportunidade de se divertir e aprender com as exposições do Museu, entre elas a Visões da Luz. Nesta mostra interativa são abordadas várias temáticas relacionadas à luz através de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos.

Para encerrar o mês de março, período em que se celebra as lutas pela igualdade feminina, no sábado, às 15h, é dia de Papo de Meninas Cientistas. O Ciclo de Palestras Mirim vai trazer projetos e trabalhos apresentados por alunas de ensino fundamental e médio que foram destaques na XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI) do Rio de Janeiro em 2018. As jovens alunas vão mostrar suas pesquisas e debater com o público o conhecimento produzido dentro da sala de aula. A iniciativa, além de trabalhar em prol da ampliação da participação feminina na ciência, visa a popularizar a ciência e difundir o conhecimento produzido pelos nossos alunos de ensino fundamental e médio nas escolas do Rio de Janeiro.

Também às 15h é hora de conhecer os instrumentos científicos que fazem parte da história da Astronomia na atividade Explorando a Reserva Técnica Visitável. Os visitantes vão descobrir evidências materiais existentes nos objetos da coleção do MAST, a exemplo de marcas de uso, fabricação e inscrições. Após analisar os instrumentos, os participantes receberão um quebra-cabeça.

No fim do dia, às 17h30, o visitante vai participar do Programa de Observação do Céu e conhecer planetas, estrelas, além de outros objetos e fenômenos do Universo. Nossos astrônomos e mediadores também realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar o que está visível para a observação. Na sequência, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm.

Já no domingo (31), os visitantes terão a oportunidade de conhecer "Os Deuses dos céus" no Planetário Inflável Digital. Com o tema Mitologia Grega, o público será transportado para a Grécia Antiga e, ao lado de Zeus, vai descobrir como os povos se relacionavam com o céu e o que era considerado sagrado em suas culturas. Numa cúpula inflável, onde são projetadas imagens que simulam o céu noturno, os participantes vão conhecer as percepções dos gregos sobre as estrelas, planetas, constelações e as atribuições em seus costumes. As sessões começam a partir das 15h e são conduzidas por mediadores do MAST. Os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página