Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de Conhecimento e Diversão
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de Conhecimento e Diversão

Exposições, sessões de cinema e planetário digital fazem parte da programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins

  • Criado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 14h08
  • Acessos: 92

Crianças, jovens e adultos vão poder conhecer mais sobre o fantástico mundo das ciências com a programação elaborada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para este sábado (20) e domingo (21). A partir das 14h, o Museu abre suas portas para que o público mergulhe nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros.

E que tal conhecer alguns 'objetos extraterrestres' de verdade? Então a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 objetos metálicos e rochosos oriundos do espaço sideral, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional. A mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento também está aberta à visitação e tem como foco a Astronomia básica, que aborda temas como os ciclos das estações e fases da Lua. Para isso usa aparatos interativos 3D, vídeos, painéis e ainda conta com uma bela cenografia do céu.

A partir das 18h30, arte e cinema se encontram nas sessões do Cinema no Gramado, que apresenta O Show da Luna em pleno ar livre. Com os episódios O Desenho do Céu e Aurora Boreal, vamos acompanhar as descobertas desta menina cheia de perguntas interessantes e sua paixão pela ciência, que a faz explorar o mundo com aventuras que trazem muito aprendizado! Também haverá a exibição de um curta-metragem do Projeto VerCiência, ação que ajuda a promover a disseminação da cultura científica por meio das tecnologias audiovisuais. Com o curta-metragem Purificação da Água com Caroço de Açaí, o público conhecerá a pesquisa desenvolvida por um jovem estudante que encontrou uma solução sustentável e de baixo custo para a purificação da água utilizando carvão ativado obtido a partir do caroço de açaí.

No domingo (21), além das exposições, o MAST realiza uma sessão especial do Planetário Digital. Readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e expandir o Universo no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, que teve a capacidade de público reduzida para 18 lugares, por sessão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão acontece às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que vão detalhar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página