Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de Conhecimento no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de Conhecimento no MAST

Programação gratuita traz exposição virtual e sessão de cinema seguida de debate com especialistas sobre o eclipse de Sobral, que comprovou a Teoria de Einstein, Observação do Céu e Planetário Inflável

  • Criado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 17h29
  • Acessos: 402

Já tem programação para curtir com a família neste fim de semana? A boa pedida para aproveitar a tarde de primavera neste sábado (19) domingo (20) é participar das atividades gratuitas para conhecer curiosidades sobre o Universo no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer e conhecimento em ambiente de interação e experimentação.

Para começar a viagem de descobertas, a dica é chegar às 14h e mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes do MAST. Com as projeções exibidas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de conhecer a história do Museu de Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. E já que estamos falando de tecnologia, a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, celebra os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral. Com curadoria do premiado Marcello Dantas, a mostra oferece interatividade e recursos multimídia que permitem ao visitante viver a experiência de participar do momento que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

E já que estamos falando deste eclipse, que tal conhecer detalhes da história sobre a observação do fenômeno? Neste sábado (19), às 15h, tem a sessão do Cine Ciência com o documentário 100 anos do eclipse de Sobral e a comprovação da Teoria da Relatividade Geral. O público vai conhecer o resultado da experiência que representou uma contribuição fundamental para a consolidação da astronomia no país e no mundo. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com Christina Barboza, historiadora e pesquisadora do MAST, e com o Rodrigo Gonçalves, mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional, contando algumas curiosidades sobre o planejamento e realização da expedição, e também como foi a colaboração entre cientistas ingleses e brasileiros para a descoberta da Teoria da Relatividade Geral.

No fim da tarde, é hora de admirar as constelações no céu de primavera com o Programa de Observação do Céu. A atividade começa às 17h30, e traz a mini-palestra Céu do Mês, na qual o público tem a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. A seguir, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. O POC é conduzido por astrônomos e mediadores do Museu.

Já no domingo (20), além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página