Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de semana de diversão para celebrar a ciência
Início do conteúdo da página

Fim de semana de diversão para celebrar a ciência

Museu de Astronomia preparou uma programação repleta de jogos, oficinas, exposições, palestras e muita observação do céu. Atividades fazem parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

  • Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 10h14
  • Acessos: 358

Experiências científicas, observação do céu, exibição de filmes, jogos e muitas brincadeiras são algumas das atividades que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou para o este fim de semana. A programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e foi especialmente elaborada para crianças, jovens e adultos conhecerem ciência e tecnologia por meio de conteúdos divertidos e com uma linguagem de fácil compreensão.

No sábado (20) e domingo (21), a partir das 14h, os visitantes vão conhecer, de maneira divertida, duas formas de captar as forças dos ventos e transformá-la em energia mecânica e posteriormente em energia elétrica. Na oficina Aparatos interativos: transformando energias, o público vai poder interagir com uma placa fotovoltaica, e ver a transformação energia do sol em energia elétrica. E quem só gosta de ver para crer, vai ser surpreendido na Oficina de Ilusão de Ótica, que vai mostrar as curiosidades das tonalidades de cores, efeitos de imagem e algumas brincadeiras que confundem o olho humano. Tudo será decifrado com a explicação sobre o princípio científico envolvido no efeito.

E quem trouxer os óculos de sol ou de grau vai descobrir se eles realmente estão protegendo os olhos! A oficina Serve ou não serve? vai testar os óculos com o aparelho Desconfiômetro, mostrando ao público as dicas sobre como se proteger dos raios nocivos do sol. E por falar no nosso astro-rei, ao longo da tarde haverá a Observação do Sol, atividade em que os visitantes podem analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

Destaques do Sábado:

Para abrir as comemorações pelo centenário da comprovação do Eclipse de Sobral, fenômeno observado pela expedição científica coletou os dados que levaram à comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein, o MAST traz a Mesa Redonda Teoria da relatividade: Sua comprovação, impacto no Brasil e em Portugal. A palestra traz um debate com Ana Simões, historiadora presidente da Sociedade Européia de História da Ciência e Paulo Crawford, físico português, que vão abordar a expedição que evidencia os aspectos centrais do conhecimento científico e das suas interações com a sociedade, e  também será evidencia a importância das convicções religiosas, contrastando o impacto da expedição face às outras previsões de Einstein e o seu impacto em Portugal.

No final da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, das 17h30 às 20h, com a centenária Luneta Equatorial e o moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.Os eventos são gratuitos!

Destaques do Domingo:

Também a partir das 14h, o público vai poder se divertir com o Cine Ciências para Crianças, que vai exibir uma seleção de curtas metragens com temática científica voltada para o público infantil e conta com debate com especialista que tira as dúvidas sobre fascinantes temas como a astronomia e outros.

Dentro da cúpula do Planetário Inflável Digital, o público vai conhecer as imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

E não é só isso! Ao longo de todo o fim de semana, vários institutos de pesquisa estarão no Campus do MAST apresentando suas iniciativas sob a forma de experimentos, equipamentos e material didático para distribuição entre o público. Ao longo desses dias, serão oferecidas atividades de divulgação da ciência com participação principalmente de crianças, jovens e adultos interessados em observar, experimentar, questionar, trocar ideias, aprender e se divertir, tendo como base os conhecimentos de ciência e tecnologia. Para saber mais, CLIQUE AQUI.


registrado em:
Fim do conteúdo da página