Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de diversão com conhecimento no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de diversão com conhecimento no MAST

Programação inclui palestras que trazem detalhes sobre o fenômeno que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, visita às exposições e Planetário Inflável Digital

  • Criado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 14h14
  • Acessos: 295

Neste fim de semana é tempo de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atividades deste sábado (25) e domingo (26) são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

O MAST abre às 14h para o público já começar seu passeio desbravando as exposições que contam um pouco da história da astronomia. A dica é visitar a mostra Olhar o Céu, Medir a Terra, que mostra a conexão entre astronomia, mares e terras. Nela, é possível explorar as relações entre as observações dos corpos celestes e o conhecimento sobre o espaço terrestre a partir do uso de instrumentos de medição do tempo e do espaço, peças originais do século XIX, documentos, mapas, vídeos e fotografias de diferentes períodos da história da ciência no Brasil.

Como parte das celebrações pelos 100 anos do Eclipse de Sobral, que este mês ganha a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, a edição do Ciclo de Palestras de maio, no sábado (25) traz o tema O imaginário mítico de Einstein e da Teoria Geral da Relatividade, com detalhes sobre o fenômeno que confirmou a teoria de Albert Einstein. A atividade acontece às 15h, e conta com as palestras da historiadora Moema de Vergara (MAST), do astrônomo Jaime Villas da Rocha (UNIRIO), e do astrofísico Rundsthen de Nader (UFRJ), que debatem a história do Eclipse no céu do Nordeste Brasileiro.

No fim do dia, às 17h30, o visitante vai participar do Programa de Observação do Céu e conhecer planetas, estrelas, além de outros objetos e fenômenos do Universo. Nossos astrônomos e mediadores também realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar o que está visível para a observação. Na sequência, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm.

Já no domingo (26), atendendo a muitos pedidos após o sucesso da exibição do último dia 12, as sessões do Planetário Inflável Digital terão a reapresentação do filme de animação Planeta de Chocolate, a partir das 15h. Na produção dublada em português e com duração de 24 minutos, é contada a aventura espacial de dois jovens extraterrestres que descobrem algo misterioso com sabor de chocolate. Tal descoberta encoraja a duplinha antenada a explorar a nossa Via Láctea e a pesquisar cada planeta do Sistema Solar em busca do Planeta de Chocolate. Para quem já viu o filme, às 16h, o planetarista Jackson de Farias fará a palestra O Céu de Outono, no Auditório do Prédio Sede. No bate-papo de 30 minutos, ele falará sobre as principais constelações visíveis nas noites desta estação do ano, além das dicas de como diferenciar planetas e estrelas entre outras curiosidades astronômicas.


registrado em:
Fim do conteúdo da página