Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de diversão no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de diversão no MAST

Programação inclui visita temática que sobre a imensidão do Universo e questionamento sobre a existência de vida fora da Terra, exposições interativas e Programa de Observação do Céu

  • Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 16h04
  • Acessos: 262

Quem quer conhecer as maravilhas do Universo não pode perder a programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (13) e domingo (14). São atividades gratuitas apresentadas de forma interativa e divertida para popularizar a ciência e entreter os visitantes com um conteúdo lúdico e de fácil entendimento.

A partir das 14h, o público pode mergulhar no espaço imersivo do novo Centro de Visitantes para conhecer algumas curiosidades sobre o céu. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Há também exposições repletas de tecnologia e arte que exibem marcos históricos na área científica, como por exemplo a mostra O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, com curadoria do premiado Marcello Dantas, que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes com a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol na efeméride que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

A partir das 15h, o público vai poder curtir a atividade Visita Temática, que traz o tema A vida está lá fora? para estimular os participantes a refletirem sobre a imensidão do céu. Será mesmo que estamos sozinhos no Universo? Para mergulhar nesta reflexão, os visitantes vão passear pelo campus do MAST e conhecer as relações ecológicas da Terra, percorrendo os planetas representados nos totens do Sistema Solar em Escala e a forma como cientistas investigam a existência de vida nestes corpos celestes e em outras estrelas.

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após o bate-papo, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Já no domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página