Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de reflexão e conhecimento no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de reflexão e conhecimento no MAST

Programação inclui exposições interativas, roda de conversa sobre a situação da Amazônia e Planetário Inflável Digital

  • Criado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 07h34
  • Acessos: 250

Neste fim de semana é tempo de conhecer muitas curiosidades sobre Universo no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atividades deste sábado (21) e domingo (22) são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

As portas do MAST se abrem a partir das 14h e o público já pode iniciar a jornada de conhecimento no Centro de Visitantes, um espaço interativo e acolhedor que exibe história da astronomia. Logo depois, a dica é seguir para a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS para fazer uma imersão na história do fenômeno por meio de um conteúdo interativo que permite ao visitante viver experiências sensoriais surpreendentes. São projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer a exposição que comemora o cinquentenário da iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra: Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar. A mostra conta um pouco sobre o feito mais audacioso da corrida espacial de maneira criativa, com variados trabalhos criados pelos jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. As obras instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.

Às 15h será um momento de reflexão e conhecimento com a Roda de Conversa: Ciência na Amazônia: ontem, hoje e amanhã. Após as recentes queimadas na floresta, o debate visa chamar a atenção para a região amazônica, trazendo relatos sobre o passado, o presente e o futuro daquele bioma, junto aos historiadores da ciência do MAST. Os pesquisadores vão contar um pouco sobre a Amazônia, rica em biodiversidade e um grande regulador climático de nosso planeta. Embora os saberes locais há milênios expliquem sobre essa natureza, a ciência estuda a região há pouco mais de dois séculos. Venha saber mais sobre isso!

No domingo (22), é dia de pedalar! Em parceria com a Organização da Espaço e Vida Viagens Culturais, o MAST participa do evento Pedalada e Piquenique no Dia Mundial sem Carro. O itinerário cultural é pelo Bairro Imperial de São Cristóvão. Quem quiser participar tem que estar a postos a partir das 9h30 no Portão da Praça do Coreto (Campo de São Cristóvão). É uma oportunidade para conhecer detalhes sobre a história do bairro e ter a oportunidade de desbravar as ruas do Morro de São Januário para ver de perto locais históricos que fizeram parte de grandes eventos no bairro! O final do percurso é no MAST, que abre sua porta às 11h para que os atletas curtam um piquenique.

À tarde tem Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página