Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana Diversão e Conhecimento no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana Diversão e Conhecimento no MAST

Imersão no Universo, exposição de meteoritos e exibição do média-metragem 'Meu Robô e Eu' na programação do maior festival internacional de filmes ciências do mundo

  • Criado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 13h25
  • Acessos: 182

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação para o público curtir o sábado (21) e domingo (22) com atividades que unem diversão e ciência. O Museu abre suas portas às 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que, entre outras coisas, simula uma jornada pelo Universo.

É uma ótima oportunidade para conhecer a exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre MAST e Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional.

No sábado, partir das 15h30, é hora de apreciar uma das produções do maior festival internacional de filmes de ciências do mundo: Science Film Festival. Integrante do evento pelo segundo ano consecutivo, o MAST vai exibir aos sábados - até 19 de dezembro -, alguns filmes que apresentam questões científicas de forma divertida para o público. Neste sábado será a vez de Meu Robô e Eu, filme tailandês que mostra como foi a preparação estudantes de nove países diferentes (divididos em 17 equipes) para participar da Olimpíada Mundial de Robôs. A produção indicada para a faixa etária dos 12 aos 16 anos não é apenas uma história sobre vencedores e perdedores: nessa competição internacional, os jovens concorrentes resolverão alguns dos problemas mais complexos que a humanidade enfrenta. A exibição acontece no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão que, para garantir a segurança e evitar aglomerações para diminuir a probabilidade de contágio pelo novo Coronavírus, está com limitação de acesso e disponibiliza somente 18 lugares por sessão. Lembramos que, por ser um festival internacional, este filme será exibido com legendas.

Já no domingo (22), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibir as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página