Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de semana mais perto do céu no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de semana mais perto do céu no MAST

Observação de planetas pela luneta centenária e palestra sobre objetos celestes que passam próximos da órbita terrestre estão entre as atrações oferecidas pelo Museu

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h20
  • Acessos: 253

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma série de atividades gratuitas para o público se divertir no próximo sábado (23) e domingo (24). Voltadas para toda a família, as atrações são oferecidas em um ambiente de interação e exploração, onde é possível, por exemplo, ter a oportunidade de conhecer o céu através de uma luneta centenária e de telescópios especiais.

A partir das 14h, os visitantes podem conhecer as exposições permanentes do MAST. Entre os destaques está a mostra Faz Tempo, que conta de maneira criativa e interativa, como o tema está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, na música e na poesia. Instalada em dois pavilhões do Campus do MAST - o da Luneta Equatorial 21 e o do Circulo Meridiano de Gautier - tem entre as curiosidades surpreendentes um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!

Os diversos cenários de ameaças ao nosso planeta também serão temas deste sábado no MAST. Às 15h, a edição do Ciclo de Palestras traz o tema "Inimigos em Órbita: Entendendo os Objetos Próximos da Terra" para debater sobre como um asteroide pode impactar e afetar a vida na Terra, podendo inclusive ser responsável pela extinção de nosso planeta. A atração conta com a palestra de Filipe Monteiro, doutorando em Astronomia do Observatório Nacional, que vai trazer um resumo das pesquisas sobre os Objetos Próximos da Terra, não apenas falando sobre aqueles que representariam um futuro perigo para o nosso planeta, mas também abordando sobre seu importante papel no passado e na origem da vida

Já no fim do dia, às 17h30, acontece a volta à programação de uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada “Céu do Mês” para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21 cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo, é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula inflável, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h e 17h, e são conduzidas por mediadores do MAST,  que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página