Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de semana no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Fim de semana no Museu de Astronomia

  • Criado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 13h19
  • Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 13h19
  • Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 13h13

No próximo fim de semana, 14 e 15 de dezembro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) terá uma programação especial direcionada a todos os públicos. Vai ter planetário inflável, cinema, visita guiada, jogos e desafios de matemática, e o lançamento do livro “Conversas na geladeira”, de Mariene Lino. A entrada é gratuita.

No sábado, haverá sessões do Planetário inflável digital, às 15h e às 17h. Imagens do céu noturno são projetadas em uma cúpula inflável, para o espectador observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo.
No Cine ciência, às 16h, os amantes do cinema poderão assistir ao filme Inimigo Meu (Enemy Mine) sob direção de Wolfgang Petersen. E a partir das 16h30, a escritora mirim Mariene Lino fará o lançamento de seu segundo livro “Conversas na geladeira” numa tarde de autógrafos no campus do MAST.

O Programa de Observação do céu inicia-se no auditório, às 17h30, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Após a apresentação o público é convidado a dirigir-se para a área externa do Museu onde estão instalados os telescópios ópticos.

E no domingo, às 15h e 17h, na visita guiada, mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas. Se chover, a atividade é substituída por uma visita à exposição “As Estações do ano, a Terra em movimento”.

Às 16h, a atividade Brincando de Matemático apresenta brincadeiras com as formas geométricas, como o tradicional tangram. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com enigmas, segredos, Torres de Hanói, e a capacidade de estratégia é estimulada com o jogo da velha. A atividade é dirigida ao público de todas as idades: pais, filhos e grupos de amigos, todos podem brincar juntos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página