Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana para contemplar o céu
Início do conteúdo da página

Fim de Semana para contemplar o céu

Oficina de astronomia que viaja pelo interior dos planetas do sistema solar, Planetário Inflável e muita observação do céu para o público conhecer os milhares de objetos que compõe o nosso Universo

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h27
  • Acessos: 300

Contemplar o céu e desvendar estrelas, planetas e galáxias espalhadas pelo cosmo. O ser humano sempre buscou entender melhor as maravilhas do espaço e, para ajudar a encontrar algumas respostas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou para este fim de semana (9 e 10 de março) uma programação gratuita para o público conhecer e localizar os objetos que compõe o Universo

Para começar essa viagem pelo conhecimento, a dica é chegar às 14h e conhecer a exposição As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na Astronomia básica, a mostra aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

No sábado (9), às 16h, a oficina AstroMania vai levar os visitantes a uma viagem pelo interior dos planetas do sistema solar! Por meio de um jogo interativo, os participantes vão explorar o Museu em busca de peças que ajudam a solucionar o mistério escondido dentro de cada astro. Os objetos encontrados vão ajudar a montar um quebra-cabeças que ajuda a entender as estruturas internas de cada planeta.

E após aprender um pouco mais sobre os corpos celestes, que tal pôr tudo em prática na atividade que faz tanto sucesso com o público do MAST? No fim do dia, às 17h30, o visitante vai participar do Programa de Observação do Céu e conhecer planetas, estrelas, além de outros objetos e fenômenos do Universo. Nossos astrônomos e mediadores também realizam a breve palestra chamada “Céu do Mês” para apresentar o que está visível para a observação. Na sequência, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm.

No domingo (10) é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de uma cúpula inflável, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST,  que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página