Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Inauguração nova biblioteca do MAST
Início do conteúdo da página

Inauguração nova biblioteca do MAST

23 de novembro às 16h
Cerimônia contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.

  • Criado: Sexta, 20 de Novembro de 2015, 12h52
  • Acessos: 990

convite

Na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, às 16h, será realizada a cerimônia de inauguração do novo prédio da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O evento contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, da Diretora do MAST, Heloísa Bertol, entre outras autoridades.

A inauguração do novo prédio faz parte das comemorações pelos 30 anos do MAST, unidade de pesquisa do MCTI fundada em 1985. Ao longo desses anos, o acervo cresceu em maiores proporções do que o espaço atual poderia comportar, por isso a necessidade de um novo prédio. A Academia Brasileira de Ciências (ABC), por exemplo, doou, por meio de um acordo de cooperação técnica, um valioso acervo na área de história da ciência. São 5568 livros, 2167 obras e periódicos de referência, 2973 trabalhos acadêmicos, 1751 folhetos e 386 obras raras ou especiais. “É uma coleção fantástica, mas não estava disponível para consulta por falta de espaço”, diz Eloísa Helena de Almeida, chefe do Serviço de Biblioteca e Informação Científica do MAST.

O novo prédio, que será batizado de Henrique Morize, nome do célebre astrônomo francês naturalizado brasileiro, possui uma área total de 1.200 m² e três pavimentos. Nos dois primeiros ficarão as salas de consulta, dotadas de espaços multimídia, e o acervo bibliográfico, formado por livros, folhetos, teses, obras de referência, entre outras publicações. O terceiro vai abrigar três salas de aula, uma sala de professores e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT). A biblioteca, que hoje se restringe a uma sala de 105 m², localizada no prédio sede do MAST, é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h. A construção das novas instalações foi financiada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que aportou R$3 milhões no projeto.

Além de mais espaço para o acervo, a biblioteca ganhará uma área para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital. Isso irá permitir a realização de ações que atraiam o público do em torno do Museu, sejam estudantes, moradores ou profissionais que trabalham no bairro. Um dos objetivos é propiciar uma maior integração entre as exposições e atividades do MAST e a utilização de ferramentas disponíveis na internet.

A Biblioteca do MAST é especializada em astronomia, história da ciência, educação e divulgação da ciência, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. A formação da coleção obedece a sugestões de pesquisadores e técnicos, o que, ao longo dos anos, tornou a biblioteca do MAST uma referência nas áreas em que atua. O acervo é composto de livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, obras de referência, periódicos, CDs e DVDs. No total, estão sob guarda cerca de 27 mil títulos.

Para mais informações, acesse o hotsite da Biblioteca do MAST.

registrado em:
Fim do conteúdo da página