Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Projeto Inclusão no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Projeto Inclusão no Museu de Astronomia

Lives com intérprete de Libras apresentam Observação Virtual do Céu e o processo de capacitação, após a pesquisa que identificou problemas de acessibilidade no Museu

  • Criado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 14h29
  • Acessos: 133

Para melhorar o acesso de visitantes com deficiências aos museus e demais espaços culturais, é essencial que se identifiquem os obstáculos, tanto físicos quanto nas formas de comunicação, para que efetivas mudanças aconteçam. A fim de diminuir essas barreiras e garantir o acesso aos locais e ao conhecimento, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), por meio da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU), desenvolveu o projeto 'Inclusão no MAST'. A ação inicial foi principalmente voltada à formação da equipe, pois a identificação da ausência de pessoas com deficiência no MAST gerou um limite de atuação, revelando não só uma necessidade urgente de suprir essa demanda de pessoal, como também a importância de capacitar e formar toda a equipe já existente no Museu.

Os problemas de acessibilidade no MAST ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia de COVID-19, quando a programação passou a ser exclusivamente on-line. Dentre eles, a falta da janela de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da audiodescrição em vídeos e imagens estáticas, tanto nos produtos quanto nas chamadas para participação do público, a exemplo das ações “Constelando Memórias” e “O céu que nos conecta”. Além disso, a equipe da COEDU desenvolveu a Pesquisa: público com deficiência e mobilidade reduzida, visando conhecer as demandas desse público específico para que o MAST se torne um espaço mais acessível. Os formulários da pesquisa ainda estão disponíveis para o preenchimento com opções em Português e em Libras.

Para apresentar os desdobramentos desta capacitação e especialização da equipe, a página do MAST Educação no Facebook vai transmitir duas lives mais acessíveis, com intérprete de Libras e descrição das imagens a serem apresentadas:

Dia 27 de novembro
Live:
Observação Virtual do Céu
Horário: 18h

As pesquisadoras Flavia Requeijo e Claudia Matos, bolsistas PCI da COEDU, realizam a Observação Virtual do Céu, descrevendo o que está visível no céu, abordando e detalhando planetas, astros, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia.

28 de novembro
Live
: 'Você sabe o que é capacitismo?
Horário: 15h

Palestra com a advogada Deborah Prates, autora do livro Acessibilidade Atitudinal e especialista em Direitos Humanos. Na ocasião, as pesquisadoras Josiane Kunzler e Kamylla Passos, bolsistas PCI da COEDU, também vão apresentar como foi o processo de formação da equipe que resultou nessa live e tratar de parte dos resultados da pesquisa com o público com deficiência, que ainda está em andamento, e contou com a consultoria de profissionais com deficiência e que atuam nessa área.

O projeto 'Inclusão no MAST' visa a realizar ações para entender as demandas de pessoas com deficiências para tornar as iniciativas do Museu mais inclusivas, respeitando as diversidades e adaptando os ambientes para que os mais diferentes públicos sintam-se acolhidos e respeitados.


registrado em:
Fim do conteúdo da página