Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Inovação e acessibilidade no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Inovação e acessibilidade no Museu de Astronomia

MAST lança aplicativo de internet com informações em português e inglês sobre atividades e instalações distribuídas pelo campus, além de audioguia para deficientes visuais

  • Criado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 09h29
  • Acessos: 219

Em sintonia com os princípios de inovação, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) coloca à disposição do público um sistema de Wi-Fi, que possibilita a conexão com internet inclusive nas áreas externas do Campus, e oferece ao público um prático aplicativo capaz de otimizar a visita às instalações e agilizar o acesso às informações sobre as atividades. Batizado WebApp MAST, o dispositivo permite localizar rapidamente dezenove prédios e equipamentos espalhados pelo Campus, além de exibir pequenos históricos sobre as edificações, exposições e programação de atividades. O MAST é a segunda instituição no Rio de Janeiro a disponibilizar este webapp desenvolvido pelo estúdio SuperUber. Além das informações em português, são fornecidas as opções em inglês e no audioguia, favorecendo a circulação pelos ambientes para os deficientes visuais. Basta que o usuário, munido de seu telefone celular, se conecte à rede do Museu (ou utilize a do próprio provedor) e acesse o endereço app.mast.br para o aplicativo abrir no mostrador do smartphone, sem precisar fazer download.

De manuseio simples, o WebApp MAST exibe o menu na tela inicial com opções dos dois idiomas e sete categorias de navegação. Em Audioguia, o usuário dispõe de todo o conteúdo gravado, desde a locução das boas-vindas ao Museu, até as informações sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações. Outra funcionalidade desta aba é apresentar um lettering com o texto lido no audioguia (para os deficientes auditivos). Em Sobre o Campus, o usuário tem acesso a um resumo da história do MAST e do Observatório Nacional, desde os primórdios em que era chamado de Imperial Observatório do Rio de Janeiro e funcionava no extinto Morro do Castelo, até o início da década de 1920, e depois foi transferido para o local onde está até hoje. No item Informações Gerais estão disponíveis informações úteis como dias e horários de visitação, a localização e maneiras de chegar ao Museu, telefone de atendimento e endereço de e-mail para agendamento de visitas escolares. Há também as opções Eventos, com a programação das atividades; a Pesquisa de Satisfação, em que o usuário pode opinar, rapidamente, sobre a experiência com a visita; o Tour 360º, com imagens panorâmicas de dezenove pontos de destaque no Campus; e Site do MAST.

Outra comodidade oferecida aos visitantes é a obter informações sobre as instalações do Campus por meio de leitura de QR Codes, num procedimento parecido com o uso do código de barras. Em cada um dos dezenove pontos de interesse, a exemplo do Prédio-Sede do MAST, do Centro de Visitantes e da Biblioteca Henrique Morize, estão instaladas plaquetas com os QR Codes impressos: basta o usuário focalizar a imagem quadriculada com a câmera do smartphone, que o conteúdo aparece na tela, automaticamente. Durante o passeio pelo Campus, os visitantes também podem navegar pelo GPS, que identifica a sua posição e apresenta uma lista de audioguias de acordo com a proximidade.

Para o Museu de Astronomia e Ciências Afins, esta plataforma traz como vantagem a possibilidade acompanhar todas as ações do usuário, já que são rastreadas e geram dados de fluxo de visitação. É possível, por exemplo, ter relatórios sobre quais os QR Codes mais acessados, quais as rotas mais escolhidas, quais as exposições mais consultadas e a quantificação acessos por idioma português ou inglês, além da opção audioguia.


registrado em:
Fim do conteúdo da página