Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST inaugura exposição Visões da Luz
Início do conteúdo da página

Medalha Comemorativa do Eclipse de Sobral

MAST será sede do lançamento em homenagem realizada pela Casa da Moeda do Brasil e pelo Clube da Medalha

  • Criado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 12h12
  • Acessos: 102

Este mês, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) inaugura a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, que marca os 100 anos do Eclipse de Sobral. Como parte das celebrações, a Casa da Moeda do Brasil e o Clube da Medalha lançam no dia 1 de junho uma Medalha Comemorativa em homenagem à equipe brasileira que participou do fenômeno que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, e modificou de forma tão profunda o modo de enxergar o Universo.  

O evento é gratuito e acontece às 15h, no auditório do prédio anexo do MAST. Após a cerimônia, o MAST vai realizar a Visita Orientada pela exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS. Durante a atividade, os mediadores do Museu vão contar ao público as histórias e mostrar as imagens e os instrumentos utilizados para a realização da experiência. O visitante poderá fazer uma imersão na história do eclipse por meio de um conteúdo interativo, se deparando com a projeção de imagens e animações.

O projeto de lançamento da Medalha é de  autoria do Prof. Dr. Rundsthen Vasques Nader, do Observatório do Valongo (UFRJ). Também é mais uma ação do acordo Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD), iniciativa coordenada pelo MAST, e que visa contribuir para que os países de língua oficial portuguesa tenham voz ativa e participação efetiva no campo da Astronomia e das Ciências do Espaço.

Medalha Comemorativa sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral

Dia 1 de julho
Auditório do Prédio Anexo
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586

Horário:

15h   - Lançamento da Medalha
15h30 - Visita orientada pela Exposição "O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS"
17h30 - Programa de Observação do Céu

registrado em:
Fim do conteúdo da página