Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Luto: Professor Ubiratan D’Ambrosio
Início do conteúdo da página

Luto: Professor Ubiratan D’Ambrosio

  • Criado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 13h51
  • Acessos: 181

É com imenso pesar que recebemos ontem (12), a notícia do falecimento do Prof. Ubiratan D’Ambrosio, maior referência nacional da Educação Matemática. Matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) honra a pessoa e o grande pesquisador que inspirou educadores matemáticos, e presta uma homenagem por meio de seus pesquisadores e admiradores com uma mensagem de reconhecimento pelos anos de contribuição à sociedade:

------

Ontem, o querido Prof. Ubiratan D'Ambrósio deixou o nosso convívio, aos 89 anos de idade. Ele era Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas, tendo lecionado também no Programa de Estudos Pós Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ubiratan D'Ambrósio era um matemático reconhecido internacionalmente por seus estudos no campo da Etnomatemática, tendo recebido o Prêmio Kenneth O. May (2001) pela Comissão Internacional de História da Matemática por contribuições à História da Matemática e também ganhou a Medalha Felix Klein (2005), pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, por conta de suas contribuições no campo da educação matemática.

Ubiratan, como todos o chamavam, também foi um dos pioneiros da História das Ciências no Brasil, especialmente no campo da História da Matemática, e foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Histórica da Ciência (SBHC), em 1983. Ele era um grande incentivador dos pesquisadores mais jovens e procurava passar para eles o fascínio e a paixão pelos estudos de História da Matemática, de Educação Matemática e do amplo campo da Matemática.

Esta relevante figura da universidade brasileira e da nossa comunidade de História das Ciências fará muita falta.

Seu nome figura como signatário de importantes documentos no mundo da ciência, como a Declaração de Veneza de 1986 e Carta da Transdisciplinaridade de 1994. Junto com Edgar Morin e Bassarab Nicolescu fundou o Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires (CIRET).

O MAST se solidariza com familiares e amigos, a quem deseja força neste momento de pesar.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página