Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST celebra os 50 Anos do Homem na Lua
Início do conteúdo da página

MAST celebra os 50 Anos do Homem na Lua

Museu de Astronomia abre duas exposições e preparou uma programação especial para comemorar a efeméride ao lado do público

  • Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 12h05
  • Acessos: 558

Em 16 de julho de 2019, serão completados 50 anos desde que a Nave Apollo 11 decolou em direção à Lua. Para celebrar essa grande conquista espacial, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai realizar um evento para as férias da criançada e inaugurar duas exposições para homenagear esse feito, que é uma grande referência quando se trata de momentos importantes na história. Aquele momento histórico em que o astronauta estadunidense Neil Armstrong deixou sua pegada em solo lunar e disse a célebre frase "Este é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigante para a humanidade", em 1969, será comemorado em grande estilo pelo MAST. Confira a série de iniciativas gratuitas para que crianças, jovens e adultos descubram curiosidades sobre essa fantástica missão espacial.

 

Férias no MAST: Partiu Apollo 11 - 50 anos do Homem na Lua

As celebrações pela iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra começam com o evento Férias no MAST: Partiu Apollo 11 - 50 anos do Homem na Lua. A iniciativa é organizada em parceria com o Observatório Nacional (ON) e acontece nos dias 16 e 17 de julho, trazendo uma série de atividades para toda a família curtir as férias no Campus.

Dentre as atrações oferecidas pelo MAST, o destaque vai para o Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ) que estará presente com a Oficina de Foguetes, sessões de Contação de História, abordando o Sistema Solar, Observação do Sol, além de atividades educativas e dinâmicas divertidas sobre a missão espacial. A equipe do ON também selecionou uma série de iniciativas para o evento, dentre elas a atividade Realidade Virtual: viagem à Lua, que utiliza um aplicativo para simular esta jornada lunar, uma série de bate-papo com cientistas apresentando palestras interativas e também a possibilidade de observar o céu na fantástica Luneta Equatorial 46 cm, o maior telescópio refrator do Brasil.

Saiba mais clicando AQUI

Uma Visão Lunar

No dia 20 de julho, uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora Anna Bella Geiger está de volta ao MAST para exibir a mostra individual Uma Visão Lunar. A artista apresenta 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em uma fotografia cedida pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L'Art Contemporain, de Paris. Anna Bella Geiger presenteia o público com obras em técnica mista que serão exibidas no belo Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier. Um dos trabalhos deste acervo é a fotosserigrafia Lunar I, de 1973, que virou pop no ano seguinte, depois que a imagem foi licenciada para uma editora estampar a capa de cadernos escolares.

Confira mais detalhes sobre a mostra

Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar

Outra exposição a ser inaugurada na mesma data é Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, com variados trabalhos criados por alunos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. Os trabalhos desenvolvidos em diversos suportes ficarão expostos no andar térreo no Prédio-Sede. A mostra retrata a visão dos alunos do acerca da chegada da humanidade à Lua e os impactos resultantes desta conquista. Os trabalhos variados contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.

Confira mais detalhes sobre a mostra

registrado em:
Fim do conteúdo da página