Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST Colloquia: Reserva Técnica do Museu Aeroespacial
Início do conteúdo da página

MAST Colloquia: Reserva Técnica do Museu Aeroespacial

Mesa redonda debate os desafios da preservação do gerenciamento, da conservação e do acesso ao acervo

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h31
  • Acessos: 162

Nesta quarta-feira (12), às 14h, acontece mais uma edição do MAST Colloquia. A palestra terá como tema Reserva Técnica do Museu Aeroespacial (MUSAL): os desafios da preservação de acervos de grande porte, e será ministrada por Ana Carolina Nogueira de Oliveira da Silva de Carvalho, 1° Tenente Museóloga - Chefe da Seção de Reserva Técnica e do Laboratório de Conservação e Restauro do MUSAL.

O encontro vai abordar os desafios do gerenciamento, da conservação e do acesso ao acervo do MUSAL, bem como a constante busca de soluções alternativas para o processamento técnico dos acervos museológicos de grandes dimensões. A palestrante vai contar como é feita a preservação de parte do patrimônio cultural da Aeronáutica brasileira por intermédio do acervo histórico do museu, que detém aproximadamente 17 mil itens musealizados e 137 aviões, o que demanda uma estrutura física diferenciada, seja para sua exposição, seja para seu armazenamento e conservação. A presente explanação se propõe a apresentar os desafios do gerenciamento, da conservação e do acesso ao acervo do MUSAL. Expondo as principais dificuldades da gestão acervos museológicos de grandes dimensões, bem como a constante busca de soluções alternativas para o processamento técnico desses itens.

A palestra acontece no Auditório do Prédio Anexo, e terá transmissão ao vivo pelo site www.mast.br e pela página do museu no Facebook.

 

O ciclo anual de palestras MAST Colloquia aborda temas ligados a Museologia, a preservação de acervos documentais e instrumentais de importância histórica e ao estudo da história das ciências e das tecnologias no Brasil. Durante os encontros, especialistas apresentam diferentes perspectivas em relação ao tema principal. Em 2018, o ciclo está sob responsabilidade da Coordenação de Museologia, que definiu como tema geral "Reservas Técnicas em Museus". Os eventos têm entrada gratuita.

registrado em:
Fim do conteúdo da página